Cuidados com a Pele | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com The in-cosmetics Group is the meeting point and learning hub for the personal care development community worldwide Thu, 09 Jan 2025 12:43:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://connect.in-cosmetics.com/wp-content/uploads/2020/05/cropped-INCOS-Group_60x60_Logo-32x32.png Cuidados com a Pele | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com 32 32 120263668 “Barrier is the new wrinkle”: Barreira cutânea é a nova ruga https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/barrier-is-the-new-wrinkle-barreira-cutanea-e-a-nova-ruga/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/barrier-is-the-new-wrinkle-barreira-cutanea-e-a-nova-ruga/#respond Thu, 13 Jun 2024 00:17:29 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=22139 A barreira cutânea, ou skin barrier, é a camada mais externa da pele e inclui o estrato córneo, seu microbioma e sua composição química. Essa camada é rica em diferentes classes de lipídios, como ceramidas, colesterol, ácidos graxos e outras substâncias mais hidrofílicas como filagrina, lecitinas, aminoácidos, açúcares e proteínas. O mercado global de produtos […]

The post “Barrier is the new wrinkle”: Barreira cutânea é a nova ruga first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

A barreira cutânea, ou skin barrier, é a camada mais externa da pele e inclui o estrato córneo, seu microbioma e sua composição química. Essa camada é rica em diferentes classes de lipídios, como ceramidas, colesterol, ácidos graxos e outras substâncias mais hidrofílicas como filagrina, lecitinas, aminoácidos, açúcares e proteínas. O mercado global de produtos para cuidado de barreira cutânea tem um valor projetado de U$ 1,6 bilhão até 2024 e um valor projetado de U$ 2,2 bilhões até 2031, com um CAGR estimado de 4,7% para este período. Este tamanho de mercado representa uma grande oportunidade de inovação para a indústria cosmética.

 

Essa camada tem diversas funções, como proteger o corpo de agentes externos e impedir a entrada de substâncias irritantes ou perigosas, bem como bactérias, vírus e alérgenos. Entre suas funções mais importantes está a prevenção da perda de água. Também ajuda a regular a temperatura corporal. Por outro lado, a barreira cutânea permite-nos sentir sensações táteis, como toque, pressão e dor. É por isso que é um elemento muito importante do nosso sistema sensorial.

 

Que fatores podem danificar a barreira da pele? Sabonetes e produtos de limpeza agressivos podem remover os lipídios naturais da pele, tornando-a mais vulnerável a irritantes. A água quente pode tirar a oleosidade natural da pele e torná-la mais seca. O tempo seco também pode desidratar a pele e danificar a barreira cutânea. Os raios UV podem danificar as células da pele e enfraquecer a barreira cutânea. Certas doenças da pele, como eczema e psoríase, podem danificar a barreira cutânea.

 

Por que o cuidado de barreira é uma tendência? Durante a pandemia sofremos a deterioração da barreira devido ao uso excessivo de sabonetes e desinfetantes. Fotos de médicos e enfermeiros com problemas de pele por uso excessivo de máscaras ficaram famosas nas redes. Por outro lado, o aquecimento global, o stress e a poluição continuam a aumentar. É por isso que os consumidores estão agora mais conscientes de que uma pele saudável começa com uma barreira cutânea saudável. Os consumidores sabem que quando a barreira cutânea é danificada, a pele pode ficar seca, irritada, sensível e propensa a problemas como eczema, rosácea e acne. A seguir, veremos algumas das tendências em expansão no cuidado de barreiras.

 

O2  my skin!: Este ano vimos novos estudos que indicam como os baixos níveis de oxigênio podem alterar a saúde da barreira cutânea. A indústria está desenvolvendo mecanismos bioquímicos inovadores para aumentar a oxigenação da pele, restaurar a vitalidade e promover a saúde da barreira. Soothing is the new black.

 

Repair, repair & repair: Os claims relacionados com a reparação são apresentados como uma das grandes tendências em skincare para este ano. A xerose é hoje um dos principais targets do tratamento facial. As estatísticas indicam que esta condição é muito comum, com quase um terço da população sofrendo dela. A pele seca pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos consumidores e se não for tratada corretamente pode originar eczema ou dermatite atópica, que é uma condição que provoca pele muito seca, comichão e inflamação. Esta dermatite é crônica e geralmente piora periodicamente.

 

Skin barrier month: Recentemente, uma marca bem conhecida de produtos de tratamento de barreira declarou maio de 2024 como o Mês de Conscientização sobre a Barreira Cutânea. Esta proposta é interessante porque vemos marcas ajudando a transformar a forma como os consumidores abordam a barreira cutânea e a saúde geral da pele.

 

Inclusive barrier: Skincare também é inclusivo. Estamos vendo avanços científicos muito interessantes sobre as características bioquímicas da barreira dos diferentes tipos de pele, o que se traduz em lançamentos inovadores em conceitos relacionados ao cuidado da barreira cutânea rica em melanina, em tons de pele mais escuros, cuidados com a barreira da pele masculina, cuidados de barreira em pessoas que estão em transição de género, em pacientes que recebem quimioterapia, em bebés, crianças e adolescentes, entre outros.

 

 

Tweens skincare: Nos últimos meses, temos visto vários relatos sobre a tendência de pré-adolescentes obcecados por produtos para a pele. Isso tem feito com que diversos dermatologistas e profissionais se pronunciem sobre o assunto, indicando os cuidados e cuidados que esse grupo de consumidores deve ter com os tratamentos faciais. Especialistas indicam que rotinas de cuidados com a pele desde cedo podem trazer alguns benefícios, por exemplo incentivar os jovens a estabelecerem hábitos saudáveis ​​desde o início, também há riscos, alertam os especialistas. As redes sociais são essenciais para promover o uso adequado de produtos cosméticos no segmento tweens. O design responsável de produtos para este segmento de mercado representa uma grande oportunidade para a indústria. Produtos de limpeza, hidratantes básicos e protetores solares são os básicos para esse alvo.

 

Science backs it up: O consumidor procura produtos, ingredientes e soluções com respaldo científico. As inovações em ceramidas e ácido hialurônico são os principais protagonistas desta categoria.

 

Less is more: Estamos observando uma tendência muito interessante no mercado. Já se foram os dias das rotinas de dez passos. Os consumidores desejam soluções e rotinas mais simples e eficazes.

 

Microbiome matters: Definitivamente, os desenvolvimentos no cuidado do microbioma são fundamentais para o desenvolvimento desta categoria. Estudos e novas descobertas sobre a ligação entre o microbioma e a saúde da pele estão a abrir as portas a novos conceitos, mecanismos, benefícios e claims.

 

Men’s skin barrier: À medida que aumenta a procura por produtos de cuidado da pele que visam a barreira cutânea, também aumentam as opções disponíveis para os homens. Existe uma gama cada vez maior de produtos concebidos especificamente para as necessidades da pele masculina, que se caracteriza por uma textura mais espessa, níveis mais elevados de produção de sebo e uma necessidade específica de reparação no barbear diário. As máscaras em folha estão ganhando espaço na cosmética masculina.

 

O foco no fortalecimento da barreira cutânea tornou-se uma tendência crítica nos cuidados com a pele. Os produtos destinados a melhorar a função de barreira ajudam a proteger a pele dos poluentes ambientais, irritantes e alergénios, ao mesmo tempo que mantêm os níveis de hidratação. A disfunção da barreira cutânea resulta em doenças de pele que podem ser tratadas com produtos de cuidado da pele especialmente concebidos. 2024 é apresentado como o ano do “barrier-loving skincare”.

 

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post “Barrier is the new wrinkle”: Barreira cutânea é a nova ruga first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/tendencias-de-mercado/barrier-is-the-new-wrinkle-barreira-cutanea-e-a-nova-ruga/feed/ 0 22139
Dermocosméticos: segmento impulsiona o mercado de HPPC https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/dermocosmeticos-segmento-impulsiona-o-mercado-de-hppc/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/dermocosmeticos-segmento-impulsiona-o-mercado-de-hppc/#respond Sun, 17 Sep 2023 13:08:32 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=20777 Após o in-cosmetics Connect divulgar as perspectivas e o atual panorama positivo do mercado nacional de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), disponível aqui, vale mencionar o papel de destaque dos produtos de skincare no crescimento do setor em âmbito global.   Publicada em abril deste ano, a pesquisa “Skincare Product Market”, realizada pela Allied […]

The post Dermocosméticos: segmento impulsiona o mercado de HPPC first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Após o in-cosmetics Connect divulgar as perspectivas e o atual panorama positivo do mercado nacional de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), disponível aqui, vale mencionar o papel de destaque dos produtos de skincare no crescimento do setor em âmbito global.

 

Publicada em abril deste ano, a pesquisa “Skincare Product Market”, realizada pela Allied Market Research, apontou que até 2031, o segmento deve alcançar valor de mercado em US$ 241, 5 bilhões, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,6%, entre os anos 2022 e 2031. Em 2021, segundo o material, o setor foi avaliado em US$ 170,7 bi.

 

O estudo mostra que o público tem reconhecido a importância de manter os cuidados com a pele, da proteção à hidratação. A conscientização também tem ganhado mais espaço entre os homens.

 

Só no Brasil, segundo matéria recente divulgada pela Cosmetic Innovation, que traz dados da Euromonitor International, a comercialização de produtos men care, no geral, movimentou US$ 5,4 bilhões, em 2022. O número representa crescimento de 14,45% em relação a 2021, quando atingiu US$ 4,7 bi e coloca o Brasil na segunda colocação no mercado global na categoria, perdendo apenas para EUA, com US$ 11,3 bi. A projeção nacional é atingir US$ 6,1 bi em 2027. Os dados reforçam esse movimento positivo de consumo masculino e inclui opções de dermocosméticos.

 

É claro que o avanço de skincare e outros segmentos do setor passa também por fatores que estão transformando o mercado, como as opções de produtos que reforçam a busca por alternativas mais sustentáveis desde a pesquisa de ingredientes à escolha de um hidratante corporal, antiage facial e protetor solar presentes nas gôndolas dos estabelecimentos, por exemplo. Tecnologia, tratamentos personalizados e produtos multifuncionais também entram na esteira.

 

Mercado asiático

Não é de hoje que o mercado asiático também tem impulsionado os resultados positivos de skincare. A China, por exemplo, ocupa a primeira posição no mercado mundial de dermocosméticos e a vice-liderança em mercado de produtos de beleza, setores que, se somados, atingem valor US$ 49 bilhões, com possibilidade de triplicar nos próximos dois anos. A projeção é da Goldman Sachs. As informações foram publicadas pelo site China2Brazil.

 

Os motivos do sucesso são a preocupação com a saúde da pele, considerando quesitos como bem-estar e estética; o apelo da Geração Z ao autocuidado, o movimento dos consumidores em busca de adquirir produtos nacionais, além da procura por opções naturais.

 

Europa

Considerado uma potência na produção e consumo de cosméticos, o continente europeu tem quatro dos seus países ocupando as dez primeiras posições  no ranking Global de mercado de consumo de HPPC, segundo dados da Euromonitor presentes no informativo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), “A indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético”, que trazem a Alemanha como o quinto maior mercado consumidor (US$ 19,7 bi); Reino Unido, o 6º (US$ 17,5 bi), França, 8º (US$ 14,8 bi),  e Itália, 10º (US$ 11,9 bi).

 

No caso da Alemanha, por exemplo, a análise da Mordor Inteligence “Mercado europeu de produtos de beleza e cuidados pessoais – crescimento, tendências, impacto do covid-19 e previsões (2023-2028)“, aborda que o trabalho das indústrias do setor para públicos específicos, como antienvelhecimento e de higiene masculina, contribuiu para a posição consolidada no mercado mundial nos últimos anos. No continente europeu, 72% dos consumidores utilizam produtos de cuidados pessoais e beleza.

 

América: EUA e Brasil

O relatório da mesma consultoria, voltado para o mercado norte-americano, mostra que os cuidados com a pele e cabelo estão entre os principais segmentos em crescimento. O estilo de vida agitado tem impulsionado o consumo de produtos que oferecem multifuncionalidades. Outra característica é o aumento do interesse em produtos naturais, orgânicos e veganos, principalmente em skin e haircare.

 

No Brasil, o informe da ABIHPEC “A indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético”, traz informações relevantes sobre o mercado nacional no ano passado. No caso dos produtos de cuidados para a pele, os protetores solares se destacaram na terceira colocação da classificação por categoria comercializada e os demais skincare ocuparam a oitava posição.

 

O país representa o quarto maior mercado mundial em consumo de HPPC, registrando US$ 26,8 bi, no ano passado. De acordo com o balanço comercial do período, a exportação do setor atendeu 174 países e atingiu US$ 776,5 milhões, superando em US$ 35,5 milhões a importação, com US$ 741 mi.

 

O cenário positivo, as tendências de consumo e as oportunidades tornam ainda mais estratégico o encontro do mercado de ingredientes e formulação de cosméticos com representantes das empresas e profissionais do setor para apresentação de lançamentos, tecnologias e soluções. Neste sentido, a in-cosmetics Latin America contará com maior número de expositores.

 

O evento líder em matérias-primas e ingredientes para a indústria da beleza e cuidados pessoais na região acontece entre os dias 27 e 28 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O credenciamento on-line e gratuito já está disponível aqui. O tema da edição deste ano é Ciência e sustentabilidade.

 

The post Dermocosméticos: segmento impulsiona o mercado de HPPC first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/dermocosmeticos-segmento-impulsiona-o-mercado-de-hppc/feed/ 0 20777
Sheet Masks Trends https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/cuidados-com-a-pele/sheet-masks-trends-3/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/cuidados-com-a-pele/sheet-masks-trends-3/#respond Thu, 03 Nov 2022 19:47:30 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=18604 Todos nós sentimos que uma máscara bem escolhida é um excelente presente para a pele. As máscaras estão se tornando os produtos estrela das rotinas de beleza facial. São ideais porque são capazes de suprir as deficiências da pele e proporcionar benefícios perceptíveis em tempo recorde, pois deixam a pele nutrida, hidratada, luminosa, radiante e […]

The post Sheet Masks Trends first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Todos nós sentimos que uma máscara bem escolhida é um excelente presente para a pele. As máscaras estão se tornando os produtos estrela das rotinas de beleza facial. São ideais porque são capazes de suprir as deficiências da pele e proporcionar benefícios perceptíveis em tempo recorde, pois deixam a pele nutrida, hidratada, luminosa, radiante e desperta após o uso. Atualmente estamos vendo um boom de máscaras de vários tipos, formatos e texturas. Dentro deste universo, as máscaras de folha ou “sheet masks” são as que estão apresentando a maior novidade em conceitos e benefícios. O ideal é incluí-los em nossa rotina e usá-los pelo menos uma ou duas vezes por semana.

 

Por que eles estão se tornando tão populares? Isso porque proporcionam benefícios em pouco tempo, de 10 a 20 minutos, facilidade de aplicação, adaptabilidade a diferentes áreas da face, facilidade de transporte, entre outros aspectos.

 

Os benefícios mais comuns que vemos nestes produtos são a hidratação, limpeza, esfoliação, equilíbrio, hidratação, calmante, iluminação, tratamento da pele com tendência acneica, reforço das defesas e resistência da pele, reforço da proteção UV, benefícios anti-envelhecimento, entre outros. Essa tendência se originou na Coréia do Sul e agora é universal. Quanto aos materiais mais comuns, encontramos tecido não tecido, algodão, microfibra, cupra, tencel, polpa, liocel, hidrogéis e biocelulose.

 

O mercado global de máscaras faciais em folha vale cerca de US$ 320 milhões, com um CAGR estimado de 8,5% até 2031 e um valor estimado até essa data de US$ 714 milhões. Estamos vivenciando esse boom em todos os países e regiões. Em seguida, vamos olhar para algumas das tendências mais interessantes nesta categoria.

 

Cica trend: Esta tendência continua a se consolidar e continuamos a ver novidades que giram em torno dos conceitos de centella asiatica e que prometem benefícios de calma e nutrição instantaneamente.

Diamond masks: Recentemente vimos o lançamento de uma máscara que contém pó de diamante que reduz imperfeições e restaura a luminosidade, frescor e aparência saudável da pele.

Illuminating, brightening & radiance: Estamos vendo que essos claims estão crescendo em novos lançamentos e conceitos.

Multi-use: Este é um novo conceito nesta categoria. Estamos vendo máscaras em formato de patch que podem ser reutilizadas até três vezes, o que traz um benefício econômico e ecológico.

Cryo beauty: Novos conceitos que aproveitam os benefícios do frio imediato na pele.

Masks & Devices: Estamos vendo formatos de máscara compatíveis com os mecanismos fornecidos pelos dispositivos, a fim de potencializar os resultados.

Clays: Este é um dos novos protagonistas da tendência. Estamos vendo uma enorme variedade de texturas com diferentes tipos de cores de argila e benefícios associados. Também vemos carvão vegetal, enzimas, ceramidas e algas marinhas.

Biotic masks: O mercado continua a nos surpreender com texturas e ingredientes ativos que possuem benefícios prebióticos, probióticos e pós-bióticos. Os claims relacionadas a essa tecnologia continuam crescendo e vemos produtos com diferenciais muito interessantes. A novidade neste tipo são as máscaras de folha probiótica que possuem um sistema especial de liberação de agentes probióticos que promovem o estado saudável da pele.

CBD & Hemp: A tendência canábica também continua nesta categoria e vemos no mercado uma grande variedade de propostas de máscaras com CBD e derivados de cânhamo com benefícios de hidratação, reparação e melhoria da pele sensível, entre outros.

Undermask: Embora essa tendência tenha surgido no ano passado na Coréia, é interessante porque está abrindo as portas para novas aplicações. Em março de 2021, uma empresa coreana desenvolveu um patch para ser usado sob a máscara de pano usada para evitar a propagação da covid. O benefício é prevenir e tratar os efeitos produzidos pelo uso contínuo de máscaras preventivas, como desidratação, maskne, vermelhidão e sensibilidade, além de acalmar a pele e proporcionar um efeito refrescante.

AI & 3D-printing: Devido à inteligência artificial e aos sistemas de impressão 3D, as empresas estão oferecendo novas experiências aos usuários. Graças aos novos aplicativos que podem ser instalados em celulares, as pessoas podem fazer um diagnóstico das necessidades da pele e, com essas informações, as empresas podem criar formulações especializadas para tratar suas necessidades. Além disso, esses aplicativos tiram fotografias que podem ajudar a imprimir máscaras anatomicamente mais precisas, graças à criação de mapas multidimensionais do rosto para uma experiência de uso mais completa, obtendo, por exemplo, medidas mais precisas da forma do nariz, o espaço entre os olhos, lábios e outras características que são únicas para cada indivíduo. Também é possível que a máscara seja impressa com maior concentração de ingredientes ativos ou com tecnologias específicas para aquelas áreas do rosto que possuem necessidades diferentes.

Poros e pontos: Estamos vendo patches que prometem uma solução completa para controlar poros entupidos na área do nariz. Até foram lançadas rotinas de três etapas que incluem o adesivo, cotonetes de limpeza e tiras calmantes, adequadas para peles sensíveis. Também vemos lançamentos de novos adesivos de controle de poros e oleosidade no nariz, que são usados ​​durante a noite e são muito confortáveis ​​de aplicar.

Body is the limit: Vemos o declínio desses formatos para outras áreas do rosto e do corpo, como pálpebras, lábios, pescoço, mãos, pés, pernas, nádegas, seios, mamilos e abdômen, entre outros.

 

Masks, masks, masks… São a solução ideal para mimar aquele companheiro que está sempre conosco: nossa pele. Proporcionam o toque perfeito de sensorialidade e diversão com resultados rápidos que você precisa experimentar. Uma pele pronta é a melhor tela para continuar com nossa rotina de beleza. Então, depois de ler esta coluna e com esse boom de alternativas, formatos e benefícios, te convido a escolher uma máscara deliciosa e passar de 10 a 15 minutos mimando sua pele, com boa música e porque não, com um bom vinho. No meu caso, procurarei uma máscara hidratante, ouvirei o tango “Por una cabeza” e apreciarei com um copo de tannat gran reserva uruguaio. As máscaras… Um oásis de relaxamento para a sua pele que vai sempre ajudar a transformar o seu dia e principalmente a sua pele! Definitivamente mais oportunidades de inovação!

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Sheet Masks Trends first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/uncategorized-pt/cuidados-com-a-pele/sheet-masks-trends-3/feed/ 0 18604
Neurocosméticos: o caminho para a felicidade começa na pele https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/neurocosmeticos-o-caminho-para-a-felicidade-comeca-na-pele/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/neurocosmeticos-o-caminho-para-a-felicidade-comeca-na-pele/#respond Mon, 17 Oct 2022 18:09:10 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=18459 por Luciana Navarro e Patrícia Camargo  Após 2 anos de pandemia e muita pesquisa nesse período sobre o que poderíamos trazer de inovador ao mercado de cosméticos que não fosse apenas mais um produto no nécessaire das nossas consumidoras, nós da Care Natural Beauty, nos deparamos com a Neurocosmética. Diversos estudos da plataforma PubMed revelam a […]

The post Neurocosméticos: o caminho para a felicidade começa na pele first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

por Luciana Navarro e Patrícia Camargo 

Após 2 anos de pandemia e muita pesquisa nesse período sobre o que poderíamos trazer de inovador ao mercado de cosméticos que não fosse apenas mais um produto no nécessaire das nossas consumidoras, nós da Care Natural Beauty, nos deparamos com a Neurocosmética.

Diversos estudos da plataforma PubMed revelam a descoberta de propriedades e ativos capazes de favorecer a saúde muito além dos efeitos estéticos na pele.

É importante destacar que a endorfina é um hormônio e, portanto, seu uso em cosméticos é proibido no Brasil e em outros países; entretanto, é possível recorrer a substâncias que simulam seu efeito.

Em geral, os neurocosméticos utilizam substâncias naturais ou limpas para promover uma ação “like”, como é o caso do “NGF-like”, que auxilia na regeneração da pele por meio da atração de queratinócitos (células formadas na epiderme que produzem queratina).

Em nossas pesquisas descobrimos que, assim como os demais produtos de skincare, os neurocosméticos podem ser vistos como soluções estéticas, mas eles vão além e seus benefícios incluem:

  • melhora mental, com aumento da sensação de bem-estar e autoestima;
  • redução de linhas de expressão e de manchas, sendo uma alternativa saudável para pacientes da terceira idade;
  • redução de acne;
  • aumento da radiância, luminosidade e toque aveludado da pele;
  • retardamento de sinais do envelhecimento e recuperação dos tecidos;
  • aumento da hidratação e do brilho dos cabelos e da pele.

Os benefícios dos neurocosméticos explicam porque cada vez mais pessoas optam por esses produtos. Os ganhos estéticos são acompanhados de maior bem-estar, relaxamento e felicidade ao indivíduo que os inclui em seu ritual diário de cuidados com a pele.

Na Care Natural Beauty buscamos estar na vanguarda e acreditamos na união entre tecnologia de ponta e o uso de ativos limpos, extraídos da natureza em processos social e ambientalmente comprometidos.

Beauty Night Oil | CARE Natural Beauty

Por isso, desenvolvemos recentemente o Beauty Night Oil, um neurocosmético com ativos que, comprovadamente, aumentam a “ß-endorfina”, hormônio cujas propriedades anti-irritantes e antiestresse reparam a pele ao controlar a liberação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Pensamos nesse óleo depois de muita conversa com nossas consumidoras 50 + e desenvolvemos sua formulação especialmente para peles maduras e secas.

Composto por um exclusivo blend de óleos vegetais, o produto promove a regeneração dos tecidos, dá mais firmeza, combate a flacidez e uniformiza a pele. Além disso, auxilia na remoção de manchas escuras, previne novas rugas e linhas finas, atenua marcas de expressão intensas e conta com poder antioxidante e anti-inflamatório.

Acreditamos que a Neurocosmética é o caminho certo para uma vida com mais beleza, bem-estar e autocuidado!

Sobre a CARE Natural Beauty: Lançada em 2018 por duas empreendedoras brasileiras, a CARE Natural Beauty é reconhecida como autoridade em High Clean Beauty no Brasil. Seus produtos disruptivos e de alta performance conquistaram um público que se identifica com a proposta high clean da marca, baseada em três pilares: alta performance, sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Neurocosméticos: o caminho para a felicidade começa na pele first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/neurocosmeticos-o-caminho-para-a-felicidade-comeca-na-pele/feed/ 0 18459
The future of skincare https://connect.in-cosmetics.com/pt/area-de-inovacao/the-future-of-skincare-3/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/area-de-inovacao/the-future-of-skincare-3/#respond Fri, 29 Jul 2022 12:34:30 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=18096 A categoria de skin care é uma das mais interessantes da cosmética e é também uma das minhas grandes paixões. De acordo com o portal Researchandmarkets, o mercado global de produtos antienvelhecimento teve um valor estimado de US$ 164 bilhões em 2020 e tem projeção de US$ 236 bilhões até 2027 com CAGR de 5,3% […]

The post The future of skincare first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

A categoria de skin care é uma das mais interessantes da cosmética e é também uma das minhas grandes paixões. De acordo com o portal Researchandmarkets, o mercado global de produtos antienvelhecimento teve um valor estimado de US$ 164 bilhões em 2020 e tem projeção de US$ 236 bilhões até 2027 com CAGR de 5,3% neste período. Dentro da categoria, os produtos antirrugas têm um CAGR estimado de 5,7% no mesmo período com um valor de mercado estimado de US$ 19,1 bilhões até 2027. Os produtos de despigmentação têm um CAGR projetado de 4,1% para os próximos 7 anos. O mercado de cuidados com a pele sempre representou uma grande oportunidade de inovação para a indústria de cosméticos e se falarmos de tendências da categoria, poderíamos escrever muitas páginas e colunas sobre isso. É por isso que, a seguir, veremos algumas das tendências atuais mais interessantes nesse campo e nos próximos meses faremos mais colunas sobre isso.

 

Robotic skin: Em junho ficamos sabendo desta notícia muito interessante. Uma equipe de pesquisadores no Japão usou pele humana para envolver o dedo de um robô. O objetivo é que os robôs tenham uma aparência cada vez mais humana e assim melhorem a eficiência na troca de informações e gerem mais simpatia. As descobertas foram surpreendentes. A pele viva se encaixava perfeitamente no membro artificial e, como feridas reais, tinha a capacidade de se recuperar de um corte. No ano passado, foi relatado que Sophia, o robô humanóide mais famoso do mundo, leiloou sua primeira obra de arte digital como um NFT.Espero que as pessoas gostem do meu trabalho e que os humanos e eu possamos colaborar de maneiras novas e emocionantes”, disse Sophia em seu escritório com uma voz monótona e um vestido e caneta prateados. Imaginemos quando virmos a notícia de que pela primeira vez um robô desenhou um perfume ou uma emulsão cosmética. Num futuro próximo, os humanóides serão a chave para o desenvolvimento de skin care, eles nos ajudarão a descobrir e desenvolver novos efeitos sensoriais em formulações, eles também serão muito úteis para prever a eficácia e desenvolver novas claims, como robot-friendly, testado em robôs, formulado por robôs…

 

Nas atividades de marketing e posicionamento também veremos andróides, ciborgues e robôs em cuidados com a pele. Imagine R2-D2 desenvolvendo produtos para a Princesa Leia. Bender, Astroboy, Terminator, Robocop, Johnny 5, Cylos, Data e Marvin, entre outros, serão grandes aliados no posicionamento da marca e campanhas publicitárias. Com certeza George Lucas terá um grande aliado nos cuidados com a pele nos próximos filmes. Robotic beauty is the new black.

 

Healthy aging: Em um artigo recente, a revista Semana de Colombia, indicou que com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos e das pessoas que intervêm em seu ambiente, como familiares e cuidadores, foi estabelecida a Década do Envelhecimento Saudável, que começou em 2021 e vai continuar até 2030. O envelhecimento é um processo natural pelo qual o corpo passa e que cada um vive de forma diferente, dependendo do seu estilo de vida, da sua alimentação, da sua condição particular de saúde e dos contextos em que se encontra. ao longo de sua vida. A cosmética é uma grande aliada no bem-estar e é por isso que este ano estamos vendo tantas inovações relacionadas.

 

De Benjamin Button a uma nova teoria antienvelhecimento: Todos nos emocionamos com o filme O Curioso Caso de Benjamin Button, que conta a história de um homem que nasceria com o corpo de uma pessoa de 80 anos e que mais o tempo torna-se mais jovem. Bem, em junho deste ano, uma notícia muito interessante foi publicada, pois um grupo de cientistas conseguiu reverter o envelhecimento em ratos. Pesquisadores do laboratório molecular da Universidade de Harvard conseguiram converter uma célula adulta em uma célula-tronco em roedores. O objetivo da equipe é fazer o mesmo com os humanos. Este projeto foi liderado por David Sinclair. Em uma publicação de 2020, foi mostrado como camundongos velhos com deficiência visual e retinas danificadas foram repentinamente capazes de ver novamente. Por isso, em breve veremos novos mecanismos bioquímicos para o tratamento facial Benjamin Button-like em publicações, revistas e congressos científicos.

 

Agricultura lunar: “É um pequeno pote de terra, mas um grande passo para a agricultura espacial“. Esta descoberta interessante foi publicada em maio na revista Communications Biology. Pela primeira vez, os cientistas cultivaram plantas em alguns gramas de solo lunar coletado décadas atrás por astronautas no programa Apollo. A planta utilizada foi a Arabidopsis thaliana, escolhida porque cresce com facilidade e, sobretudo, porque seu código genético já é conhecido. Essa descoberta alimenta a esperança de que um dia as plantas possam ser cultivadas diretamente na lua. A indústria cosmética encontrará uma grande oportunidade de inovação nessas novas descobertas, uma vez que a composição do solo lunar pode produzir condições adaptogênicas interessantes para a busca e síntese de novos metabólitos com grandes benefícios para o cuidado da pele.

 

130 anos: Em maio de 2022, o jornal espanhol El País publicou um artigo em que Corina Amor, imunologista, diz: “É razoável aumentar a duração da vida humana para 130 anos”. Ela apresentou uma tese de doutorado revolucionária que propunha uma terapia experimental para eliminar as células responsáveis ​​pelo envelhecimento e pelo câncer. Na juventude, as defesas do corpo humano são capazes de destruir essas células danificadas, chamadas células senescentes, mas à medida que a vida avança, o sistema imunológico não consegue lidar e elas se acumulam. A equipe de Amor, liderada pelo biólogo americano Scott Lowe, desenvolveu uma estratégia para extrair glóbulos brancos, ou linfócitos T, do paciente e reprojetá-los em laboratório para destruir células senescentes. Sua prova de conceito, em camundongos, foi publicada há dois anos na revista Nature. Em alguns anos, veremos novos mecanismos bioquímicos em produtos de cuidados com a pele inspirados por essas descobertas.

 

Preaging: A pandemia nos ensinou que a prevenção é a nova norma e é por isso que muitas das inovações tecnológicas que estamos vendo no skin care estão focadas no conceito de prevenção dos sinais do envelhecimento e dos efeitos na pele pelas novas rotinas e costumes que temos no mundo pós-pandemia. Preaging (2021) vem após as tendências de proaging (2017) e antiaging (80s).

 

Skinimalism: Esta tendência tem duas nuances. Em primeiro lugar, estamos vendo como as rotinas faciais tendem a ser mais simples e, por outro lado, também estamos vendo como as formulações também começam a ter menos ingredientes e mais eficazes.

 

Você está pronto para imaginar o futuro do skin care? Convidamos você a dar seus comentários sobre este tema emocionante!

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post The future of skincare first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/area-de-inovacao/the-future-of-skincare-3/feed/ 0 18096
SEPHORA ESCOLHE DUAS EMPRESAS DE COSMÉTICOS BRASILEIRAS PARA SEU PROGRAMA DE ACELERAÇÃO https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/sephora-escolhe-duas-empresas-de-cosmeticos-brasileiras-para-seu-programa-de-aceleracao/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/sephora-escolhe-duas-empresas-de-cosmeticos-brasileiras-para-seu-programa-de-aceleracao/#comments Mon, 17 Jun 2019 11:59:59 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=6750 Por Silvia Lourenço – Matéria exclusiva in-cosmetics Latin America Seria uma manhã comum de trabalho para as paulistanas Patrícia Camargo e Luciana Navarro, criadoras da marca de cosméticos CARE Natural Beauty, se não fosse uma ligação do escritório da Sephora, informando que a CARE havia sido escolhida para fazer parte do seleto grupo de 15 […]

The post SEPHORA ESCOLHE DUAS EMPRESAS DE COSMÉTICOS BRASILEIRAS PARA SEU PROGRAMA DE ACELERAÇÃO first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Por Silvia Lourenço – Matéria exclusiva in-cosmetics Latin America

Seria uma manhã comum de trabalho para as paulistanas Patrícia Camargo e Luciana Navarro, criadoras da marca de cosméticos CARE Natural Beauty, se não fosse uma ligação do escritório da Sephora, informando que a CARE havia sido escolhida para fazer parte do seleto grupo de 15 empresas, que integrariam o Sephora Stands Accelerate 2019, um programa de aceleração da gigante francesa, que apoia mulheres empreendedoras do mundo todo, proporcionando 6 meses de imersão e mentoria de seus negócios, incluindo um Bootcamp, uma imersão de 1 semana em São Francisco, nos Estados Unidos.

Depois de desligar o telefone, a dupla que se uniu no fim de 2017 para criar a CARE, se emocionou: “ Me lembro direitinho de quando recebi a ligação, era o Dia das Mulheres, em março. Nossa empresa nasceu de uma necessidade minha e da Luciana de promover mais equilíbrio nas formas de consumo e transformar vidas, através de algo tão encantador como a beleza. Lançamos nossa marca oficialmente em novembro de 2018, e já estar no Programa da Sephora foi um reconhecimento sem igual e um indicativo de que estamos no caminho certo.” – conta Patrícia.

A CARE nasceu num momento em que Patrícia e Luciana estavam buscando mudanças em suas vidas. Patrícia, que é advogada, comandava a área jurídica de uma indústria cosmética, mas se sentia infeliz, com muitos questionamentos. Luciana, que era sócia de uma empresa de eventos, tinha uma vida muito agitada, e em 2017 teve problemas de saúde, precisando passar por uma quimioterapia.

Segundo as empresárias, a CARE Natural Beauty tem em seu DNA cuidar das pessoas, da sua pele, da natureza e do planeta, com ingredientes orgânicos e uma cadeia 100% sustentável. Elas criaram a marca com os pilares de sustentabilidade, performance  e responsabilidade social. “Queremos desmistificar que os produtos com ativos naturais e orgânicos são necessariamente artesanais. Empregamos  muita pesquisa, estudo e tecnologia, além de performance comprovada através de testes. São maquiagens e produtos de skincare que nutrem e cuidam profundamente da pele.” – explica Patrícia.

Em Curitiba, as irmãs Alcântara (Barbara, Débora e Julia),  também receberam com animação a notícia de que a ORNA Makeup, marca criada pelo trio, foi uma das duas brasileiras escolhidas para integrar o Programa de Aceleração da Sephora.  Julia, que está morando em Miami, e foi quem embarcou para o Bootcamp em São Franscisco, foi quem soube da novidade primeiro: “O processo de seleção para o programa foi bem extensivo, com várias fases e entrevistas com os times da Sephora do Brasil e dos EUA. Em março recebi uma ligação da Corrie Conrad, que é Vice-Presidente da Sephora Stands, e achei que seria mais uma fase das entrevistas, mas ela me surpreendeu com o convite para a ORNA Makeup fazer parte do programa.”- comemora Julia.

A empresária chegou em São Francisco  para o Bootcamp Week na segunda semana de maio, junto com as outras 14 empreendedoras de várias partes do mundo: EUA, Canadá, México, China, França, Brasil e Austrália, e durante todo o treinamento,  ela dividiu as novidades com seus seguidores nas redes sociais, o que já era de se esperar, já que as “irmãs Alcântara” ficaram conhecidas nas rede depois de começaram a produzir um blog de moda em 2010 , o “Tudo Orna”,  e só anos depois, com a formação de uma comunidade na internet, é que passaram a investir em outros negócios.

O trio tem hoje uma marca de acessórios, a ORNA Makeup, marca de cosméticos, uma escola de branding, que atua pela internet, e em 2018 elas abriram o primeiro empreendimento fora do mundo virtual: o ORNA CAFÉ. A ORNA Makeup inicialmente lançou uma linha de batons, mas já estuda ampliar sua atuação também para a linha de skincare.  Julia explica que os produtos são desenvolvidos com o equilíbrio de dois fatores: nanotecnologia e ativos naturais.

Nos EUA Patrícia da CARE e Julia da ORNA, tiveram uma semana de agendas lotadas: workshop de branding; oportunidade de expor suas empresas para especialistas em marketing da Sephora, e receberem seus feedbacks; visita ao Sephora Lab; painéis com mulheres investidoras; palestras de marketing, consumo e media training; além de palestras com equipe do YouTube e visita ao escritório do Facebook, para conhecer as últimas novidades dessas redes sociais. No último dia da imersão, as empreendedoras participaram de painéis sobre investimento e sustentabilidade.

Patrícia espera que a oportunidade antecipe os planos de expansão da CARE, que seriam para médio e longo prazo. Julia acredita que os 6 meses de mentoria serão uma oportunidade única delas crescerem de maneira estruturada: “Iremos usar essa experiência como uma espécie de laboratório. Acredito que o Sephora Accelerates irá nos guiar para o melhor caminho com a ORNA” – finaliza a empresária.

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post SEPHORA ESCOLHE DUAS EMPRESAS DE COSMÉTICOS BRASILEIRAS PARA SEU PROGRAMA DE ACELERAÇÃO first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/sephora-escolhe-duas-empresas-de-cosmeticos-brasileiras-para-seu-programa-de-aceleracao/feed/ 1 6750
Três macro movimentos para a área ‘’Spotlight On’’ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/tres-macro-movimentos-para-a-area-spotlight-on/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/tres-macro-movimentos-para-a-area-spotlight-on/#respond Wed, 05 Sep 2018 15:02:30 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=6070 BEAUTYSTREAMS, a referência global na indústria de beleza, tem o prazer de apresentar 3 macro movimentos para a área ‘’Spotlight On’’ da in-cosmetics América Latina, edição 2018. Com o foco em ingredientes para os setores de fragrâncias, cuidados com cabelo, cuidados pessoais e cuidados com a pele. Tema 1: BELEZA PURA Ingredientes que colocam a […]

The post Três macro movimentos para a área ‘’Spotlight On’’ first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

BEAUTYSTREAMS, a referência global na indústria de beleza, tem o prazer de apresentar 3 macro movimentos para a área ‘’Spotlight On’’ da in-cosmetics América Latina, edição 2018. Com o foco em ingredientes para os setores de fragrâncias, cuidados com cabelo, cuidados pessoais e cuidados com a pele.

Tema 1: BELEZA PURA
Ingredientes que colocam a segurança em primeiro lugar

Com a tendência de sustentabilidade se tornando lugar comum, os consumidores começam a questionar o impacto dos produtos naturais em sua saúde. Beleza Pura não é somente definido pelo seu nível de sustentabilidade, mas também se é um produto seguro para o consumidor ou não. A lista de ingredientes precisará ser transparente e justificada. Caso algum ingrediente não possa ser substituído por um ingrediente natural, a maioria dos consumidores escolherá  sua saúde ao invés de causar menos impacto ambiental.

Tema 2: SENSORIALISMO
Ingredientes com visibilidade, tangibilidade, ou efeitos aromáticos

Sensorialismo traz momentos de bem estar para dentro dos lares. Enquanto consumidores gastam mais e mais tempo em frente as telas de seus smartphones, computadores e tablets, eles buscam experiências que possam reconectá-los aos seus corpos. Sensações físicas, esquentar e esfriar aumentam o benefício ativo dos produtos, em relação a efeitos visíveis, como  pigmentos devem ser usados em produtos para cuidados com a pele, cuidados pessoais e cuidados com o cabelo para trazer apelo visual. Aromas adicionam uma nova dimensão a experiência para uma verdadeira jornada sensorial 360°.

Tema 3: HÍPER PERFORMANCE
Ingredientes com resultados rápidos e potentes

Com o aumento de consumidores bem informados, inovação e qualidade se tornam características muito importantes. Híper Performance salienta ingredientes com uma eficácia poderosa e exigência premium. Consumidores estão procurando produtos com efeitos instantâneos como preenchimento, aumento, anti-rugas, brilho e etc. Não é mais sobre promessas de marketing, hoje consumidores desprovidos de tempo querem soluções eficazes e imediatas.

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Três macro movimentos para a área ‘’Spotlight On’’ first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/tres-macro-movimentos-para-a-area-spotlight-on/feed/ 0 6070
Pink Cheeks é exemplo brasileiro de inovação em cosméticos para o esporte https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/pink-cheeks-e-exemplo-brasileiro-de-inovacao-em-cosmeticos-para-o-esporte/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/pink-cheeks-e-exemplo-brasileiro-de-inovacao-em-cosmeticos-para-o-esporte/#respond Tue, 07 Aug 2018 12:33:51 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=5933 Três jovens mulheres brasileiras unidas pela amizade, esporte e empreendedorismo criaram a Pink Cheeks, uma indie brand que desponta entre grandes marcas com produtos focados nas necessidades diferenciadas da prática de esportes, mas que são tão eficazes que não ficam restritos a este público. As atletas e empreendedoras Corina Cunha, Gisele Violin e Renata Chaim […]

The post Pink Cheeks é exemplo brasileiro de inovação em cosméticos para o esporte first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Três jovens mulheres brasileiras unidas pela amizade, esporte e empreendedorismo criaram a Pink Cheeks, uma indie brand que desponta entre grandes marcas com produtos focados nas necessidades diferenciadas da prática de esportes, mas que são tão eficazes que não ficam restritos a este público.
As atletas e empreendedoras Corina Cunha, Gisele Violin e Renata Chaim correm juntas desde 2009 e costumavam dividir as dores das bolhas, assaduras e queimaduras de sol com a frustração de não encontrar soluções satisfatórias no mercado. Em 2013, decidiram transformar as adversidades que sentiam, literalmente, na pele, em oportunidade, investindo na criação e produção de formulações específicas.
Cinco anos depois, a Pink Cheeks é destaque entre as 2.178 empresas devidamente regulamentadas para atuar no Brasil, sendo reconhecida pela agência Mintel como tendência na in-cosmetics Latin America 2017. Nesta entrevista exclusiva para a organização da feira, Corina, que é farmacêutica, e Gisele, que é administradora, falam da trajetória, desafios, lançamentos, do novo e promissor segmento de “beleza atlética” e de como a in-cosmetics representa um combustível de inovação e insights para um ano inteiro de trabalho.

in-cosmetics: Como foi este processo, da necessidade à decisão?

CORINA: Cada uma de nós tinha um tipo de problema.  Eu tinha melasma e fui desenvolvendo um filtro que não escorresse, não ardesse nos olhos, que durasse quatro, cinco horas de treino e ficasse na água, já que eu praticava triathlon. A Gisele tinha muitas bolhas nos pés, então criamos um produto para evitar este problema e para cicatrizar a bolha depois de formada. Já a Renata tinha muita assadura. Então fui fazendo estes testes no laboratório da minha farmácia de manipulação. Estes produtos acabaram caindo nas mãos de uma blogueira e, desde então, ganharam as redes sociais e a história da Pink Cheeks definitivamente começou naquela ocasião. Com o aumento da demanda, sentimos a necessidade de aumentar a produção e, então, decidimos montar uma indústria.

in-cosmetics: Quais são os diferenciais do negócio?

CORINA
: Somos a primeira marca de cosméticos no Brasil específica para atletas. Alguns dos nossos produtos, como o bastão para evitar assaduras por atrito, até já existiam nos Estados Unidos e outros países, mas nada parecido em nosso país.

GISELE: O nosso creme “Chamois”, que criamos com a mesma finalidade de antiassaduras, também foi o primeiro do tipo no Brasil. Abrimos um mercado, inauguramos uma categoria. Mesmo o filtro solar, que já é uma categoria mais consolidada, ainda não há um no mercado similar ao nosso, com proteção UVA e UVB tão alta, nem específico para o esporte, que não escorre com o suor.

 

in-cosmetics: Quais as principais dificuldades?

CORINA
: Sempre é o investimento, ou seja, a parte financeira. Uma marca pequena ou em expansão sofre com alguns processos básicos como, por exemplo, a compra mínima de embalagens, a negociação com fornecedores de matéria-prima que, em geral, lidam com as grandes indústrias cosméticas, etc. Além, é claro, dos investimentos em marketing e comunicação que, para este mercado tão competitivo, constituem cifras grandes.
Além disso, investir na própria indústria foi uma boa solução para nós, uma vez que conseguimos controlar melhor os lotes mínimos, o que facilita. Este foi o principal motivo de querermos ter toda a estrutura industrial em nossas mãos.

in-cosmetics: Mesmo focado em um nicho de mercado, os produtos são exclusivos para quem pratica esportes ou atendem outros públicos?

CORINA: Nosso branding é construído no esporte e nas pessoas ativas. Entretanto, devido à funcionalidade e à qualidade de nossos produtos, muitas pessoas usam em outras ocasiões de consumo, tais como: dia a dia, para necessidades específicas médicas como melasma, por exemplo, para pessoas que tenham assaduras nas coxas ao usar vestidos, etc. Ou seja, o produto tem o uso ampliado muitas vezes.

in-cosmetics: Hoje vocês são autossuficientes ou dependem de alguma ponta de mercado para completar o ciclo dos produtos?

CORINA: A nossa empresa é responsável por todo o processo de “criação” do produto, desde o desenvolvimento do produto, compra da matéria-prima, testes de estabilidade, produção, vendas, dentre outras etapas. Ou seja, temos os processos controlados por nós. Atualmente, só terceirizamos os testes de eficácia e de segurança.

in-cosmetics: Como é a linha de produtos? Qual o carro-chefe?

GISELE: Nós temos 57 SKU’s (produtos) no total. Nosso principal destaque em vendas é a linha de proteção solar, com o Pink Stick (um filtro solar facial com um fator de proteção dificilmente encontrado no mercado – FPS 90 FPUVA 70), e o Shield, único filtro corporal em bastão do Brasil. O Pink Stick, além de ser o campeão em vendas, conquistou em 2017 o prêmio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) como protetor solar. Bateu, inclusive, um dos maiores players de mercado. Outro produto da categoria de proteção solar que representa uma grande fatia nas vendas é o nosso filtro iluminador Shine, que além de superpotente ainda proporciona um efeito de brilho para as meninas durante a corrida.

CORINA: Importante ressaltar, também, que lançamos, em 2017, a primeira linha de maquiagem para o esporte, a Sport Makeup, uma linha que representa uma grande tendência mundial, suportada pelas pessoas que hoje em dia querem praticar atividades físicas, mas também querem compartilhar, correr fazendo selfie, por exemplo. Querem estar bonitas para uma foto. Os produtos desta linha podem ser usados para fazer uma maratona (corrida de 42km), pois blindam a pele com altíssimo fator de proteção UVA e UVB e altíssima resistência à água. Têm uma praticidade pelo formato de bastão e a cobertura de efeito de maquiagem, que disfarça as imperfeições, o microrrelevo cutâneo e a diferença de tonalidade na pele. Basicamente, esta linha proporciona chegar da corrida ou de qualquer outro esporte, até mesmo da natação, bonita, pronta para subir no pódio.

GISELE: E apesar de termos lançado recentemente, em importância, já é a segunda categoria mais vendida.

CORINA: Nossa grande novidade agora é um produto para ser aplicado nos cabelos antes da natação. Ele neutraliza o cloro, evitando o ressecamento dos cabelos, pois forma uma cutícula biomimética nos fios, protegendo-os dos danos.

in-cosmetics: Durante a in-cosmetics Latin America 2017, vocês foram citadas pela Mintel como tendência, e um relatório recente da agência fala, justamente, de customização e do atendimento de necessidades específicas em diferentes regiões. Como é estar neste radar com cinco anos de empresa?

CORINA: É um orgulho muito grande para nós porque tira aquela ideia de que só as grandes empresas podem fazer sucesso. Acreditamos no trabalho duro e corremos atrás. E hoje olhamos para esses varejos grandes e sentimos muito orgulho de estar presente nessas redes. E a in-cosmetics Latin America é uma peça, uma ferramenta das mais importantes nesta história. Porque, através da feira, conseguimos ter contato com todos os fornecedores, todas as novidades, desde inovação às tendências. O show nos alimenta com insights, conhecimento e materiais para um ano inteiro de trabalho.

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Pink Cheeks é exemplo brasileiro de inovação em cosméticos para o esporte first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/pink-cheeks-e-exemplo-brasileiro-de-inovacao-em-cosmeticos-para-o-esporte/feed/ 0 5933
Crescimento dos produtos naturais no universo online https://connect.in-cosmetics.com/pt/relatorios-da-industria-pais/crescimento-dos-produtos-naturais-no-universo-online/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/relatorios-da-industria-pais/crescimento-dos-produtos-naturais-no-universo-online/#comments Tue, 24 Jul 2018 13:58:23 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=5874 Uma nova era de produtos naturais começou, com novos produtos sendo lançados em diversas categorias, indo de tratamentos faciais a produtos para aumentar os cílios e cremes antifúngicos para os pés. Segundo o Amalgam Digital Beauty Product Tracker, os produtos naturais que estão penetrando mais rápido na categoria de skincare oferecem tratamentos para acne, rugas, […]

The post Crescimento dos produtos naturais no universo online first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Uma nova era de produtos naturais começou, com novos produtos sendo lançados em diversas categorias, indo de tratamentos faciais a produtos para aumentar os cílios e cremes antifúngicos para os pés. Segundo o Amalgam Digital Beauty Product Tracker, os produtos naturais que estão penetrando mais rápido na categoria de skincare oferecem tratamentos para acne, rugas, microdermoabrasão e peelings, entre outros.

Tratamentos de microdermoabrasão e micropeeling

O concentrado de micropeeling da Kiehl subiu mais de 500 posições no mercado de beleza, enquanto o esfoliante de microdermoabrasão Face & Body da Honeyskin, que apareceu pela primeira vez no Amalgam em junho de 2017, subiu quase 30 posições e está entre os 200 principais produtos em skincare.

Nightly Refining Micro-Peel Concentrate da Kiehl

Esfoliante de Microdermoabrasão Face & Body da Honeyskin

Tratamentos para acne

Marcas naturais de tratamento para acne estão concorrendo com marcas convencionais em termos de eficácia e preço. Embora sejam menos de 10 entre os top 150, os tratamentos naturais continuam a crescer. Os tratamentos para acne da Keeva Organics apareceram no Amalgam e março de 2018, com pontuação de 79,45 e na oitava posição entre tratamentos para acne em geral, bem como parte do top 100 em cuidados com a pele facial. O Blemish Touch Stick da Desert Essence foi introduzido em março de 2018, na posição 92 no segmento de tratamentos para acne.

Tea Tree Oil Acne Treatment da Keeva Organics

Original Witch Hazel Pore Perfecting Toner da T.N. Dickinson

Blemish Touch Stick da Desert Essence

Tratamentos antienvelhecimento

Tratamentos para rugas com posicionamento natural vêm se tornando cada vez mais populares entre os consumidores atuais que buscam alternativas aos produtos convencionais. O creme de retinol da LilyAna Natural’s, que apareceu no Amalgam em junho de 2017, continua a subir nas classificações, entrando no top 500 em beleza e cuidados pessoais. O Stem Cellular Anti-Wrinkle Moisturizer da Juice Beauty faz parte do top 100 no banco de dados de skincare do Amalgam e está em décimo nono lugar entre os hidratantes.

Creme de Retinol da LilyAna Naturals

Stem Stellar Anti-Wrinkle Moisturizer da Juice Beauty

Produtos para os cílios

Estes produtos entraram para a categoria de produtos naturais com Sky Organics e Majestic Pure oferecendo Óleo de Mamona Orgânico voltado especificamente para cílios. A categoria viu várias marcas subirem nas classificações no primeiro trimestre de 2018, com o Eyelash Serum da Majestic Pure subindo 611 posições em beleza e cuidados pessoais desde seu lançamento em janeiro e o Castor Eyelash da Sky Organics subindo 24 posições, se tornando parte dos top 200 em skincare. Saiba mais com o nosso relatório de inteligência de mercado “Lash Enhancer Products and Services”.

Castor Oil Eyelash Serum da Majestic Pure

Sobre o Amalgam

Com base na constante coleta, agregação e análise de dados de aproximadamente 15 websites líderes de varejo, esse revolucionário serviço online e interativo usa um algoritmo proprietário para pontuar produtos de beleza com base na sua classificação entre listas de produtos mais vendidos, classificações de clientes, prevalência e duração nas listas. Inclui atualizações de dados mensais e relatórios de destaques trimestrais que resumem as principais tendências de produtos, melhores e piores desempenhos, itens novos e notáveis, dinâmica de preços e resenhas de itens dos principais comerciantes. Para entender melhor como o Amalgam pode lhe ajudar nos negócios, agende uma demonstração ao vivo.

Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Crescimento dos produtos naturais no universo online first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/relatorios-da-industria-pais/crescimento-dos-produtos-naturais-no-universo-online/feed/ 2 5874
Como os diferentes tipos de pele influenciam o envelhecimento cutâneo https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/como-os-diferentes-tipos-de-pele-influenciam-o-envelhecimento-cutaneo/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/como-os-diferentes-tipos-de-pele-influenciam-o-envelhecimento-cutaneo/#respond Fri, 06 Jul 2018 10:51:30 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=5858 É evidente que os diversos tipos de pele (também chamados ‘fototipos’) possuem diferenças fenotípicas (nas características que podemos observar visualmente), mas estudos recentes demonstraram que os diversos tipos de pele possuem também diferenças fisiológicas e estruturais importantes, e que tais diferenças influenciam em fatores como o fotoenvelhecimento, o envelhecimento intrínseco, a hidratação da pele e […]

The post Como os diferentes tipos de pele influenciam o envelhecimento cutâneo first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

É evidente que os diversos tipos de pele (também chamados ‘fototipos’) possuem diferenças fenotípicas (nas características que podemos observar visualmente), mas estudos recentes demonstraram que os diversos tipos de pele possuem também diferenças fisiológicas e estruturais importantes, e que tais diferenças influenciam em fatores como o fotoenvelhecimento, o envelhecimento intrínseco, a hidratação da pele e até mesmo a qualidade da filtração dos raios ultravioleta (UV) pela pele.

Nesse artigo eu vou explicar um pouco sobre:

  • O processo de melanogênese e sua relação com as diversas características da pele;
  • As variações étnicas na pigmentação da pele e a influência da pigmentação cutânea em fatores como envelhecimento e hidratação da pele;
  • As diferenças estruturais e propriedades de envelhecimento dos diferentes tipos de pele;
  • Cuidado personalizado com a pele (o que já é feito e indicações futuras).

Melanogênese como um mecanismo protetor contra o fotoenvelhecimento

Os efeitos da exposição solar e da fotoproteção na pele e os sinais clássicos de envelhecimento têm sido documentados em uma série de estudos envolvendo voluntários de diferentes etnias, tipos de pele e com diferentes sinais de envelhecimento. Tais estudos identificaram que a exposição aos raios ultravioleta pode ser responsável por aproximadamente 80% dos sinais de envelhecimento nas peles caucasianas e asiáticas, com predominância das mudanças na pigmentação ocorrendo independentemente da idade, mas fortemente relacionadas a essa exposição.

O sistema de Fitzpatrick é utilizado para categorizar os tipos de pele. Esse sistema classifica a pele em seis fototipos (I a VI), baseado na complexidade basal, respostas inflamatórias, susceptibilidade ao bronzeamento e queimaduras solares, sendo que as peles mais claras são mais suscetíveis a esse tipo de dano do que as peles mais escuras. A coloração da pele humana é determinada principalmente pela quantidade e tipo de pigmentos de melanina produzidos pelos melanócitos.

Alguns cálculos teóricos foram feitos para estimar a exposição diária máxima aos raios UV para uma possível prevenção do desenvolvimento do fotoenvelhecimento da pele até mesmo em idades mais avançadas, e os resultados demonstraram que o limite seria de 2,54 minutos de exposição por dia.

A melanização adaptativa, também conhecida como bronzeamento, protege a pele contra a penetração dos raios UV por meio da melanogênese, e defeitos moleculares nesta via estão associados com a hiperplasia epidérmica e com a maior susceptibilidade ao câncer. Os raios ultravioleta também são responsáveis pelos sinais precoces de fotoenvelhecimento, incluindo irregularidades na pigmentação, elastose solar e telangiectasias.

As melaninas são biopolímeros complexos e multifuncionais representados por diversos tipos de pigmentos que são sintetizados dentro dos melanossomas e transferidos dos melanócitos da camada basal da epiderme para os queratinócitos nas proximidades.

A quantidade e os tipos de melanina são os fatores principais que determinam a complexidade da pele e a sensibilidade aos raios ultravioleta. A melanina existe em duas isoformas principais: a eumelanina (que é mais eficiente no bloqueio dos fótons de raios UV) e a feomelanina. A complexidade da pele e a sensibilidade aos raios UV são, portanto, determinadas predominantemente pelos níveis de eumelanina na epiderme.

Melanogênese é um processo heterogêneo e complexo, que não é organizado em sucessões lineares simples, mas em uma rede multidimensional de reações bioquímicas. O ponto central desse processo é a estimulação do receptor de melanocortina 1, que se liga ao hormônio estimulador de α-melanócitos e transmite sinais de diferenciação através da ativação da adenilil ciclase e geração de cAMP. Isso leva à ativação e aumento da quantidade de tirosinases (TYR), proteína relacionada à TYR 1 (TYRP1, dihydroxyindole [DHI] oxidase) e dopacroma tautomerase (DCT) que catalisam a síntese da melanina.

A maior parte das reações bioquímicas, substratos e enzimas na biosíntese das melaninas e no transporte e maturação dos melanossomas envolvem a hidroxilação da fenilalanina e da tirosina, oxidação da DOPA, tautomerização da dopacroma (DCT/TYRP2), oxidação da DHICA (TYRP1 ou peroxidase), oxidação da DHI (TYR ou peroxidase), hidrólise da glutationildopa (g-glutamiltranspeptidase), oxidação da cisteinildopa (peroxidase), ciclização intramolecular da cisteinildopaquinona (peroxidase), descarboxilação da DOPA (AAD), hidroxilação da dopamina (DBH) e metilação da norepinefrina (PNMT).

Os melanócitos epidérmicos se localizam na camada basal, acima da membrana basal, na unidade de melanina epidérmica, compreendendo aproximadamente 50 queratinócitos ao seu redor.

Os estágios iniciais do escurecimento da pele mediado por raios UV envolvem a redistribuição dos pigmentos existentes de melanina, que é seguida por uma subsequente síntese de melanina que se inicia várias horas ou dias depois.

Diversos estudos demonstraram diminuição nos danos ao DNA na epiderme inferior, a maior redistribuição da melanina da camada inferior à camada medial da epiderme e o aumento na apoptose induzida por raios UV em peles mais pigmentadas, o que sugere que os mecanismos, tanto de filtração dos raios UV, quanto da remoção das células permanentemente danificadas são mais eficientes em fototipos mais escuros.

Além da proteção direta contra os raios UV, a melanogênese tem papel fisiológico importante na homeostase da epiderme. Um estudo com objetivo de entender as respostas dos tipos de pele diferentemente pigmentados pelos raios UV mediu a distribuição dos danos ao DNA e o conteúdo de melanina, além da expressão de genes melanócitos-específicos após uma única exposição da dose eritematosa mínima.

Interessantemente, além de tais respostas não serem acompanhadas por mudanças significativas na densidade dos melanócitos nas junções dérmica-epidérmicas e o conteúdo melanínico, a expressão de proteínas melanocíticas-específicas (TYR1, TYRP1, DCT, além de MART1 e MITF) foi significativamente modificada 1 semana após a exposição aos raios UV. Isso sugere que os genes envolvidos na via de síntese da melanina também demonstram a expressão de padrões regulados em resposta ao ambiente, o que poderia ser independente da seleção positiva para a pigmentação da pele.

Variações étnicas das características pigmentárias e diferenças fenotípicas do envelhecimento extrínseco

A pigmentação da pele humana é uma característica determinada principalmente pela quantidade e distribuição de melanina, o que mostra uma notável variação fenotípica relacionada com a latitude entre as populações continentais.

Estudo recentes sobre a associação genótipo/fenótipo revelaram uma distribuição espacial dos polimorfismos de nucleotídeo-único (SNPs) localizados em genes candidatos à pigmentação constitutiva, juntamente com o aumento do escurecimento da pele de populações mundiais das regiões geográficas do norte ao sul da Europa e ao norte da África, e de regiões do Oriente Médio e da Ásia Ocidental.

Os SNPs humanos representam mais de 9 milhões de variações nas sequências de DNA espalhando pelo genoma todo, o que pode alterar a resposta do indivíduo à exposição ambiental.

SNPs ocorrem tanto nas regiões codificadoras quanto nas regiões não codificadoras do DNA e podem levar a mudanças nas propriedades biológicas das proteínas codificadas ou afetar os níveis de expressão gênica.

Utilizando uma combinação de abordagens sistemáticas, incluindo estudo de associações genômicas amplas, base de dados de expressão gênica e correlações genótipo/fenótipo baseadas no índice de melanina da pele, variações significativas na pigmentação nos genes SNP de pigmentação foram descobertas em populações da Europa, Ásia Oriental, Ásia Sul-Ocidental e da África, em estudos de controle de caso. Muitos desses genes foram descobertos com base em mutações que ocorrem naturalmente e que afetam a pigmentação por meio dos níveis de precursores melanínicos ou melanogênicos. Além disso, um número de SNPs não codificadores envolvidos na regulação transcricional dos genes de pigmentação também foi identificada.

Interpretações gerais das populações de SNPs inter e intra-étnicas poderiam ser propostas para avaliar os genes envolvidos na pigmentação escura dos melanócitos, no status da vitamina D, na resposta do bronzeamento cutâneo em peles caucasianas, na reflectância escura e clara nas peles orientais e asiáticas, e nos níveis constitutivos ou atividade de certos marcadores tipicamente maiores nas peles africanas.

Foi descoberta também uma profunda interação entre as vias de sinalização melanogênica e de resposta ao estresse oxidativo.

Polimorfismos genéticos subjacentes à variação fenotípica da pigmentação requerem maiores entendimentos dos efeitos nas proteínas-alvo e na correlação com as funções celulares. Isso é ativado pela combinação de abordagens bioquímicas e celulares, incluindo transcriação e estabilidade do RNAm, ensaios de proteínas, interações de ligantes, atividade enzimática e histoquímica. Por exemplo, recordando a associação entre a distribuição alélica e densidade melanossômica em diferentes estágios da biogênese poderia promover mais insights na base celular da diversidade na pigmentação da pele.

Diferenças estruturais e propriedades de envelhecimento dos tipos étnicos de pele

Foi sugerido previamente que mudanças ambientais poderiam ter impacto em genes selecionados de pigmentação. Um dos maiores fatores que poderiam afetar extrinsecamente o envelhecimento e, em particular, o fotoenvelhecimento, são os tipos de pele geneticamente determinados com conteúdo e composição estabelecidos de melanina.

A susceptibilidade por envelhecimento cutâneo extrínseco é também reconhecida por ser fortemente influenciada por outros fatores endógenos, como antioxidantes ou capacidade de reparação de DNA, o que poderia ser determinado por características genéticas individuais e diferenças étnicas nas propriedades da pele.

Sabe-se que o número de melanócitos (células produtoras de melanina) é relativamente constante para todos os tipos de pele. O que difere as peles mais escuras das peles mais claras é, na verdade, a característica desses melanócitos. Enquanto as peles mais escuras possuem melanócitos mais dispersos, mais largos e mais instáveis e que produzem mais melanina (o que se deve à maior atividade da enzima tirosinase e pelas taxas mais lentas de degradação dos melanossomas na epiderme), as peles mais claras apresentam melanossomas menores e mais agregados, que contém menos melanina (consequência da menor atividade da tirosinase à a taxa de degradação dos melanossomas aumentada).

Além de uma melhor fotoproteção contra os raios UV devido à maior pigmentação, a epiderme das peles africanas têm também um estrato córneo mais espesso, com mais camadas de células cornificadas e mais conteúdo lipídico, comparado à pele caucasiana. Consequentemente, foi verificado que a pele africana tem defesas antimicrobianas mais fortes, devido a uma epiderme exterior mais acidificada e rápida regeneração da barreira após um dano.

Consistente com a diminuição da pigmentação, peles africanas e asiáticas têm derme mais espessa e mais compacta comparado à pele caucasiana. Peles africanas contém fibroblastos mais ativos, mais largos e frequentemente em orientação paralela, além de mais macrófagos. Tal fenótipo está associado com a  integridade estrutural do colágeno mais acentuada na derme, que é preservada durante o envelhecimento e o fotoenvelhecimento (por isso, peles mais escuras tendem a apresentar menos sinais de envelhecimento, como rugas e pés de galinha, por exemplo). Em contraste, peles caucasianas extrinsecamente envelhecidas são caracterizadas pela profunda desorganização das fibras elásticas e diminuição da expressão do colágeno na derme. As manifestações atróficas na derme são, além disso, ligadas ao tipo de pele na população caucasiana, com múltipla telangiectasia (dilatação dos vasos sanguíneos superficiais) em peles mais claras e elastose solar (acúmulo anormal de elastina) em peles mais escuras.

Além da perda da elasticidade e do volume, os sinais mais comuns de envelhecimento da pele são a diminuição do número de melanócitos, despigmentação e mudanças na distribuição dos pigmentos, o que é observado em todos os tipos de pele.

O processo de envelhecimento e os danos induzidos pela radiação solar são, contudo, distinguidos unicamente pelas diferenças funcionais e estruturais observadas entre os tipos de pele mais claros (fototipos I e II) e os mais escuros (fototipos III a VI). Peles mais escuras, apesar de serem mais resistentes a rugas, são geralmente mais propícias a terem problemas de pigmentação, incluindo tanto a hipopigmentação quanto a hiperpigmentação.

As mudanças na distribuição dos pigmentos são a principal manifestação dos fotodanos nas peles orientais e asiáticas, com os primeiros sendo caracterizados também pela hiperpigmentação e índice de melanina aumentado com a idade. O aumento na ocorrência de pontos de pigmentos pode ser parcialmente associada com uma maior frequência de distribuição da variante do gene SLC45A2. Além disso, estudos de população com mudanças relacionadas à idade revelaram que, apesar da distribuição desigual de pigmentos ser mais comum nas peles orientais e asiáticas, danos causados pela radiação solar e rugas são significativamente menores quando comparados com os observados nas peles caucasianas, o que poderia sugerir uma correlação com os níveis de antioxidantes na corrente sanguínea.

Finalmente, diferentes tipos de pele também têm respostas fisiológicas influenciadas pelo ambiente distintas, como a hidratação da pele, por exemplo. A perda transepidermal de água (TEWL) é um indicativo de hidratação da superfície da pele e é definida pela perda corporal de água, que passa via difusão e evaporação para a atmosfera através da epiderme, e esse parâmetro é aumentado nas peles africanas, comparado com as peles caucasianas. Entre todas as populações, a TEWL e a hidratação da superfície da pele diminuem com a idade, porém isso é mais pronunciado nas peles caucasianas, coincidindo com um estrato córneo mais fino.

Mudanças na epiderme também são evidentes na taxa de descamação ou variação dos corneócitos, o que aumenta com a idade e contribui com a xerose, que é frequentemente mais pronunciada nas peles africanas. Essas condições atualmente podem ser tratadas com uma gama de produtos hidratantes que restauram a integridade do estrato córneo pela reposição dos componentes do fator de hidratação natural. Os ingredientes ativos, categorizados como emolientes, oclusivos e umectantes, promovem uma barreira que suaviza a pele, prendem a água no estrato córneo e previnem a perda transepidermal de água.

Cuidados personalizados com a pele

Dados transcriptômicos gerados a partir de peles jovens, velhas, protegidas e expostas ao sol promoveram muita informação sobre os aglomerados de genes e vias hierárquicas implicadas no envelhecimento intrínseco e fotoenvelhecimento. Os biomarcadores identificados em ambos os tipos de envelhecimento são relevantes para a manutenção da barreira cutânea através da biossíntese lipídica e diferenciação epidermal, bem como pelas defesas contra o estresse oxidativo e antioxidantes. Diferenças entre as peles intrinsecamente envelhecidas e fotoenvelhecidas puderam ser detectadas no nível da matriz extracelular, o que demonstrou a redução da expressão dos genes de colágeno no envelhecimento intrínseco e aumento na expressão dos genes de tecido elástico no fotoenvelhecimento.

Muitas informações sobre a biologia da pele e os processos de envelhecimento obtidas por tecnologias baseadas na biologia celular e molecular requerem desenvolvimento e aplicações de ferramentas estatísticas e de modelagem avançadas. Biologia integrativa aplicada aos dados de expressão gênica visam o entendimento das relações biológicas e processos dinâmicos através da reconstrução de redes de genes regulatórios. Tais redes, representando grupos de genes com funções variadas e interações entre os grupos, têm sido construídas utilizando os modelos de rede linear e Boolean, redes de Bayesian e outros novos algoritmos construídos propositalmente. O conhecimento adquirido sobre as possíveis interações gênicas pode ser expandido ainda mais, por exemplo, para incluir outros parâmetros como o feedback de transcrição-tradução ou do efeito do ambiente nas proteínas.

Os resultados dos modelos matemáticos são, além disso, aplicáveis através dos conhecimentos já estabelecidos sobre as interações gênicas e a provável sobreposição de certos genes identificados em diferentes estudos independentes. A necessidade de desenvolvimento de abordagens computacionais adicionais também é sugere que se leve em conta mudanças mais sutis na expressão gênica que são específicas para indivíduos únicos em grupos similares.

Variações genéticas que contribuem para as características exclusivas de cada indivíduo são atualmente consideradas a moldar o futuro das intervenções clínicas e farmacológicas. Isso é consistente com a ideia de tratar uma pessoa ao invés de um problema particular, o que vem ganhando reconhecimento como uma abordagem mais eficiente. Baseado nisso, o conceito de “medicina personalizada”, reconhecendo formas subjacentes de variações genéticas, surge como uma estratégia excepcional com aplicações únicas na farmacogenômica e na farmacoproteômica. Esse conceito pode ser expandido ainda mais nos campos da dermatologia clínica e experimental e nos cuidados personalizados com a pele. Progressos recentes em ensaios moleculares e testes diagnósticos facilitam a abordagem da fisiologia dos processos cutâneos e dos mecanismos patogênicos de problemas específicos, incluindo condições cutâneas inflamatórias e autoimunes. Entender a biologia da estrutura cutânea individual, balanço sensitivo e hormonal e identificar as redes de genes representativos no contexto de maquiagens genéticas específicas irá levar ao desenvolvimento de fármacos e biomiméticos para modular processos biológicos apropriados.

A etnicidade da pele se manifesta em características estruturais e fisiológicas distintas, que podem ser definidas por cada população. No geral, a pele caucasiana é caracterizada por melanossomas menores, menos melanina, estrato córneo e derme mais finos e baixa perda transepidermal de água. Esses fatores contribuem para posterior aumento dos fotodanos, da perda de colágeno e da diminuição da elasticidade da derme, que são os resultados principais do processo de envelhecimento extrínseco.

Peles com pigmentação mais escura, de origem africana, são geralmente caracterizadas por maiores melanossomas e mais melanina, bem como estrato córneo e derme mais espessos, o que é proporcional à diminuição da pigmentação. Tanto as peles africanas quanto asiáticas são mais resistentes aos fotodanos e demonstram elasticidade preservada, que se traduz em aparência demorada de rugas durante o envelhecimento. De qualquer forma, peles com pigmentação mais escura são mais propensas a mudanças na pigmentação relacionadas à idade, que são particularmente mais evidentes nas peles orientais e asiáticas.

Além disso, diferenças étnicas nos tipos de pele podem também se manifestar com relação à hidratação relativa da pele, sendo que peles mais ressecadas e com xerose são mais pronunciadas nas peles africanas, tanto em situações de baixa umidade relativa do ar quanto durante o envelhecimento.

Diferenças entre os fenótipos da pele são evidentes também dentro dos principais grupos étnicos. Por exemplo, a diminuição da pigmentação e da elasticidade dermal são características individuais determinadas tanto por fatores genéticos, quanto por fatores ambientais.

Diversidades étnicas e fisiológicas na estrutura e fisiologia da pele podem ser responsáveis por diferentes reatividades dos tecidos a fatores químicos, por exemplo, isso poderia afetar a forma e eficiência da penetração de alguma droga, absorção e sensibilização, que são parâmetros importantes para o cuidado com a pele cuidadosamente considerado.

Enquanto que a pele caucasiana demonstra resistência mais forte ao danos da barreira de da pele, peles africanas são mais resistentes à penetração transcutânea. Peles caucasianas e orientais apresentam perda transepidermal de água similar, mas as peles orientais são mais sensitivas ao estresse mecânico e químico, presumidamente por causa de uma barreira mais fraca e estrato córneo mais fino na epiderme.

Comparado com outros tipos étnicos de pele, a pele oriental também demonstra densidade da glândula écrina maior e poros com tamanho menor, o que reflete na atividade da glândula sebácea. Em contraste, a pele africana frequentemente demonstra ter danos mais severos ao redor dos poros faciais. As diferenças entre os tipos étnicos de pele em resposta aos fatores ambientais também podem se manifestar na derme, com a pele caucasiana sendo mais propícia a lesões inflamatórias e a pele africana apresentando cicatrizes hipertróficas e quelóides mais frequentes.

As variações fenotípicas e desafios na definição de interações específicas genoma-droga também podem ser aplicáveis no campo da dermatologia.

Um aspecto importante da farmacogenômica é a avaliação da eficiência da resposta individual, a dose apropriada e os efeitos adversos das formulações propostas, o que pode ter uma influência direta no seu desenvolvimento, custo-benefício e regulação de segurança.

Estratégias correntes para proteção pessoal contra a poluição do ar, por exemplo,  incluem a aplicação de produtos tópicos que melhoram a função de barreira da pele para a redução da penetração dos poluentes e de antioxidantes para reduzir espécies reativas de oxigênio, como vitaminas C e E, em formulações. Em paralelo, progressos substanciais têm sido feitos em formulações de fotoprotetores tópicos que combinam hidratantes da pele com filtros UV de amplo espectro e fotoprotetores que filtram tanto os raios UVA quanto UVB em uma proporção que mimetiza a exposição natural para fotoproteção ótima.

A efetividade dos fotoprotetores é baseada na medição do fator de proteção nos parâmetros precisamente definidos, como a camada de aplicação (mg/cm2), dose de radiação UV e mudanças clinicamente estabelecidas na pele após o tempo de exposição definido. Para o propósito de cuidado com a pele personalizado, tanto o tipo de pele quanto o ambiente devem ser levados em consideração, uma vez que a pele é exposta a vários níveis de poluentes do ar no dia-a-dia.

No nível molecular, fotoprotetores com um fator de proteção solar bem balanceado demonstraram prevenir a expressão induzida por radiação UVA de genes associados com o estresse oxidativo e a degradação da ECM na derme. Esse tipo de proteção poderia ser particularmente viável para peles caucasianas com pigmentação clara que são propensas ao aparecimento de rugas.

Peles com pigmentação mais escura e, particularmente peles orientais, poderiam se beneficiar com fotoprotetores que filtram comprimentos mais curtos de onda UV e que afetam a epiderme e poderiam exasperar as lesões hiperpigmentadas.

O desenvolvimento de novos produtos personalizados que suportam a renovação da barreira cutânea e aumento do fator de hidratação natural para prevenir a perda transepidermal de água poderia ser particularmente benéfico para peles africanas.

Frequentemente, o conhecimento do fundo genético, das interações gene/ambiente e das respostas a ingredientes cosméticos não é sempre disponível.

Um passo em direção a base de dados mais completas seria coletando informações sobre o uso de produtos de cuidado pessoal em estudos de práticas de uso dos consumidores, incluindo a quantidade de produto aplicado e a frequência de uso. Isso também promoveria uma avaliação da exposição aos ingredientes ativos em tais produtos.

 

Conclusão

As respostas moleculares e fisiológicas dos fatores ambientais que afetam a pigmentação, a elasticidade dermal e hidratação epidermal são fortemente dependentes do tipo de pele. Fenótipos étnicos de pele podem ser distinguidos baseado em características genotípicas definidas, mais especificamente nos genes envolvidos na biossíntese da melanina e responsáveis pela pigmentação. A produção de melanina é estimulada pela radiação UV e tem um papel importante na proteção da pele contra os fotodanos.

Os tipos de pele classificados como de origem caucasiana, oriental, asiática e africana demonstram diferenças significativas na organização e na sensibilidade a fatores extrínsecos distintos. Isso se traduz em diferentes demandas em relação a medidas preventivas e aplicações cosméticas relevantes, focando em aspectos distintos da danificação e regeneração da pele.

O cuidado personalizado com a pele é uma área em amplo crescimento com as aplicações comerciais e biomédicas que poderiam promover uma nova geração de produtos para a pele.

Uma abordagem individual para a pele, baseada nos perfis registrados e no modelo in silico de características únicas, como medidas biométricas e estruturais, biomarcadores dermais e epidermais e respostas hormonais e ao estresse, poderiam ser um tratamento eficiente e acessível para muitas condições cutâneas no futuro.

O objetivo desse artigo é contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um dermatologista ou farmacêutico.

 Referências:

MARKIEWICZ, E and IDOWU, C. [Personalized skincare: from molecular basis to clinical and commercial applications] Clin Cosmet Investig Dermatol. 2018; 11: 161–171.
AUTOR: Cleber Barros | Vinia

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Como os diferentes tipos de pele influenciam o envelhecimento cutâneo first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/como-os-diferentes-tipos-de-pele-influenciam-o-envelhecimento-cutaneo/feed/ 0 5858