Maquiagens & Esmaltes | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com The in-cosmetics Group is the meeting point and learning hub for the personal care development community worldwide Thu, 20 Jul 2023 13:25:03 +0000 pt-BR hourly 1 https://connect.in-cosmetics.com/wp-content/uploads/2020/05/cropped-INCOS-Group_60x60_Logo-32x32.png Maquiagens & Esmaltes | in-cosmetics Connect https://connect.in-cosmetics.com 32 32 120263668 De jornalista a influenciadora: como Bruna Tavares virou uma estrela do mercado de beleza no Brasil https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/de-jornalista-a-influenciadora-como-bruna-tavares-virou-uma-estrela-do-mercado-de-beleza-no-brasil/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/de-jornalista-a-influenciadora-como-bruna-tavares-virou-uma-estrela-do-mercado-de-beleza-no-brasil/#respond Tue, 25 Oct 2022 18:34:06 +0000 https://connect.in-cosmetics.com/?p=18518 Faltavam poucas semanas para o início da in-cosmetics Latin America 2022 quando visitamos o grupo FarmaMake, em São Paulo. O conglomerado brasileiro de beleza é comandado pela empresária Flávia Rocha e formado por empresas como a tradicional Farmaervas, TB Make, Tracta, Mari Maria Makeup, entre outras marcas de cosméticos muito conhecidas no mercado brasileiro. Nesse […]

The post De jornalista a influenciadora: como Bruna Tavares virou uma estrela do mercado de beleza no Brasil first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Faltavam poucas semanas para o início da in-cosmetics Latin America 2022 quando visitamos o grupo FarmaMake, em São Paulo. O conglomerado brasileiro de beleza é comandado pela empresária Flávia Rocha e formado por empresas como a tradicional Farmaervas, TB Make, Tracta, Mari Maria Makeup, entre outras marcas de cosméticos muito conhecidas no mercado brasileiro.

Nesse dia tínhamos algumas pautas importantes na agenda: além de acertos finais das palestras do grupo na in-cosmetics Latin America, entrevistaríamos pessoalmente Bruna Tavares, jornalista, influenciadora digital (com mais de 5 milhões de seguidores em suas contas no Instagram) e fundadora da marca de cosméticos homônima Bruna Tavares (BT), que também faz parte do grupo FarmaMake. Nesse encontro oficializamos o convite para a participação da Bruna na in-cosmetics 2022 e ela aceitou.

 

Para chegar na sala de reuniões do grupo – um ambiente “instagramavel” superaconchegante – atravessamos um corredor enorme com diversos laboratórios e equipes variadas trabalhando em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos.  É num desses laboratórios, exclusivo para a marca BT, que a empresária Bruna Tavares investe muitas horas de trabalho, participando diretamente da fase de desenvolvimento de produtos exclusivos da sua marca. Só em 2022 serão15 lançamentos, sendo 69 novos SKUs, além da entrada da BT na categoria de cuidados para o rosto, com a linha Cherry Blossom.

 

Antes de começarmos a entrevista Bruna nos contou, superanimada, que recentemente se voluntariou para ser uma “cidadã cientista” num programa da Nasa de caça a asteroides. “Eu virei uma caçadora de asteroides. O que fazemos é analisar imagens em busca de asteroides importantes e reportamos para Harvard. Esses dias minha capitã falou que se eu não tiver tempo ela pode analisar minhas imagens, mas eu respondi que ela não tem noção de quem eu sou. Se eu entro numa coisa é para ser intensa, eu já entro num projeto desses para salvar o planeta, o objetivo é esse”, ri a empresária.

 

A surpresa que tivemos por encontrar uma “caçadora de asteroides” é apenas um aperitivo da trajetória de Bruna. Ela começou no universo da beleza em 2009, quando se formou em jornalismo pela PUC Campinas. Teve um crescimento meteórico nos anos seguintes, com a criação do blog “Pausa para Feminices” e também com o lançamento da sua marca de cosméticos, em 2016. Hoje a BT é conhecida nacionalmente e tem uma excelente performance, com um faturamento que ultrapassa a casa dos 150 milhões de reais por ano.

 

Quando se formou em jornalismo Bruna aproveitou o conhecimento que já tinha na criação de blogs, por conta de um projeto da faculdade, e decidiu investir num blog com pautas voltadas para cultura, moda e beleza, no intuito de fazer networking. Com o tempo ela percebeu o crescimento da editoria de beleza e foi direcionando o blog para essa área.

 

“Eu sempre adorei maquiagem. Minha mãe adora batom vermelho, ela era bancária e ia trabalhar todos os dias usando essa cor, era sua marca registrada. Além disso, eu também fiz teatro desde pequena, então a maquiagem sempre esteve num lugar de empoderamento, autoestima e arte na minha vida”, explica a empresária.

 

Bruna começou a fazer resenhas de maquiagens e seu blog foi crescendo em paralelo à carreira de jornalista. Como repórter e editora de revistas como Gloss e Cosmopolitan e também do portal UOL (que chegou a hospedar o “Pausa para Feminices”), ela foi conhecendo as assessoras de todas as marcas de beleza. Foi conversando com uma delas que aconteceu a virada da sua carreira.

 

A jornalista soube que a marca Tracta estava fazendo um projeto inédito no Brasil, com influenciadoras. A Tracta, referência no mercado de cosméticos brasileiro com linha de maquiagem e tratamento facial dermocosmético, faz parte da Farmaervas, empresa pioneira no desenvolvimento de produtos naturais, presente no mercado brasileiro desde 1940.

 

A Tracta escolheu 12 blogueiras para desenvolver um batom que seria lançado numa coleção especial. Bruna foi convidada na última hora, porque uma das influenciadoras desistiu. Entre o convite e a criação do batom foram apenas 2 semanas: “Não tive tempo de fazer um planejamento, mas consegui fazer um “buzz” no meu blog, e envolvi meu público na escolha da cor e do nome para o batom. O post contando sobre minha participação no projeto foi recordista de comentários, aí pensei que eu teria de criar uma cor de batom diferente, que agradasse a esse público, porque certamente seriam eles que comprariam o batom”, conta a empresária.

No dia da criação no laboratório ela levou a ideia de fazer um batom na cor coral neon, usando como referência a foto de um peixe salmão, mas ficou muito insegura quando viu que todas as outras blogueiras tinham levado como referência um batom da MAC. Sua cor era muito complexa, demorou muito tempo para conseguirem chegar no tom e ela acabou indo para casa superinsegura. Quando a mãe dela provou o batom, falou: “Bruna, eu nunca vi nada igual! Olha como ficou linda essa cor em mim”.

 

“Minha mãe é muito sincera, então senti que aquilo era um sinal. Eu queria essa sensação de “UAU” e até hoje, quando eu desenvolvo um produto, eu volto para esse lugar, eu busco essa reação da minha mãe. Sempre penso como o consumidor vai se sentir e reagir a um produto, ele tem de ser bom o suficiente para impactar o cliente, independente da campanha”, explica.

Em vez de receber a comissão em dinheiro, Bruna pediu o pagamento em batons, e começou a enviá-los para jornalistas e influenciadores como cartão de visitas e divulgação. O batom foi o mais vendido pela Tracta e, em pouco tempo, seu blog saltou de 4 mil acessos diários para 40 mil, o que lhe rendeu novas parcerias de trabalho, inclusive com a gigante dos cosméticos Sephora.

Nessa época o que ela ganhava com publicidade no blog já era superior ao seu salário como jornalista, mas ela ainda não tinha coragem de abandonar as redações. Em 2012 ela desenvolveu uma linha completa de maquiagem com a Tracta, usando o nome do blog “Pausa para Feminices”. Em 2013 ela parou o trabalho como jornalista e passou a se dedicar à criação de novas linhas e produtos cosméticos e, em 2016, Bruna finalmente lançou a marca própria, que leva seu nome.

De lá para cá a BT só cresce. Em 2019 já faturava mais de 51 milhões de reais e em 2020 eles lançaram a primeira linha de bases do Brasil com 30 tonalidades diferentes. O sucesso foi tão grande que em 3 dias eles venderam 200 mil unidades dos produtos, o que ajudou a empresa a crescer 67% naquele ano.

A linha com 30 tonalidades de base foi um projeto que demorou mais de 2 anos para sair do papel. Mesmo num país tão miscigenado, as marcas nacionais só ofereciam de 9 a 10 tons de base. Quando Bruna percebeu esse gap no mercado e a demora dos produtos para chegar ao país, ela decidiu pesquisar e lançar uma linha nacional que atendesse melhor o consumidor brasileiro.

Em 2021, ano de pandemia e de crise do mercado brasileiro e mundial, a marca conseguiu crescer 10%, chegando a um faturamento anual de mais de 94 milhões de reais. Em 2022, com uma linha que conta com 213 SKUs, a BT de Bruna Tavares projeta vender quase 6,5 milhões de produtos e ter um faturamento que ultrapassará a impressionante marca de 162 milhões de reais, um crescimento de 71% em relação ao ano anterior.

Na in-cosmetics Latin America 2022 Bruna participou de um painel sobre redes sociais e influenciadores junto com fundadores de outras marcas de beleza e com representantes do setor de beleza e cuidados pessoais do TikTok. Na ocasião ela compartilhou alguns momentos de sua história inspiradora, destacando o desafio de entrar no varejo, já que poucos anos atrás as empresas ainda não entendiam como uma marca com nome de blogueira faria sucesso. Só depois da parceria com a Sephora os varejistas abriram as portas para a marca.

 

No painel da in-cosmetics, que estava lotado, Bruna contou para a plateia que as criações dos produtos sempre vêm de estudos e gaps do mercado. “Fazemos o briefing baseado na demanda que existe, e entrego as necessidades para o nosso laboratório. Hoje, eu já entendo bem mais de formulação, então vamos criando juntos”, explicou.

 

Quando perguntamos quais são os próximos passos da BT, Bruna Tavares não faz mistério: nos conta que em breve a marca apresentará uma novidade que oferecerá experiências diferentes para o consumidor, e fala sobre a internacionalização da BT, que já está a caminho. “Eu estou em constante aprendizado e meu desafio como empresária agora é conseguir pensar na longevidade da marca sem desumanizá-la”, finaliza.

 

Terminamos a entrevista vendo a imagem de um asteroide que a empresária encontrou para a Nasa, batizado como BTS003. Não sabemos se ela encontrará um asteroide importante e salvará o planeta, mas temos certeza que nem o céu é limite para Bruna. Nesse contexto que envolve o espaço, Bruna Tavares com certeza já é uma estrela que se destaca na constelação de marcas e empresários de beleza no Brasil e, em breve, também será conhecida e reconhecida internacionalmente.

 

Voem Bruna e BT, nossa comunidade in-cosmetics estará sempre acompanhando vocês!

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post De jornalista a influenciadora: como Bruna Tavares virou uma estrela do mercado de beleza no Brasil first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/de-jornalista-a-influenciadora-como-bruna-tavares-virou-uma-estrela-do-mercado-de-beleza-no-brasil/feed/ 0 18518
Tendências e números do mercado de maquiagens e esmaltes no Brasil https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/tendencias-e-numeros-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-brasil/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/tendencias-e-numeros-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-brasil/#respond Tue, 12 Sep 2017 07:47:13 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=4846 Por Silvia Lourenço Segundo a pesquisa “Beauty Habits” realizada pela Mintel em março de 2017 no Brasil, 45% das mulheres entrevistadas relataram deixar a maquiagem como como última etapa de sua rotina de beleza antes de sair de casa.  Isso pode significar que as mulheres procuram o maior efeito possível, ou temem estragar a maquiagem […]

The post Tendências e números do mercado de maquiagens e esmaltes no Brasil first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Por Silvia Lourenço

Segundo a pesquisa “Beauty Habits” realizada pela Mintel em março de 2017 no Brasil, 45% das mulheres entrevistadas relataram deixar a maquiagem como como última etapa de sua rotina de beleza antes de sair de casa.  Isso pode significar que as mulheres procuram o maior efeito possível, ou temem estragar a maquiagem caso a apliquem numa fase anterior.

Alguns dos benefícios que podem fazer a diferença para o consumidor escolher entre uma marca ou outra são: maquiagem duradoura, que não mancha ou que é impermeável. Quando perguntadas sobre qual produto usam na maioria das manhãs, 53% das entrevistadas responderam que usam batom, gloss labial e/ou lápis de boca. Do total de entrevistadas 44% disseram que usam rímel, lápis de olho e/ou sombras, e 34% das mulheres disseram que usam corretivos, bases, pó compacto, e/ou  blush.

Segundo o relatório “Colour Cosmetics – Latin America” também da Mintel, o segmento de maquiagens e esmaltes crescerá nos próximos anos no Brasil. Em 2014, o valor de faturamento no mercado de varejo desse setor no país foi de 6.41 bilhões de reais. Em 2016 o mercado cresceu para 6.82 bilhões; a perspectiva para 2017 é que o segmento atinja o valor de 6.97 bilhões; e em 2019 que chegue a 7.68 bilhões de reais em vendas. O crescimento do valor de mercado de varejo, em moeda local, foi de 8.0% em 2014;  2.8% em 2016; perspectiva de crescimento de 2.2% em 2017; e a projeção é que cresça 5.9% em 2019.

Em dólares o faturamento do mercado de varejo em maquiagens e esmaltes no Brasil foi de 3,031.9 bilhões de dólares em 2011. Em 2014 as vendas geraram 2,728.0 bilhões de dólares. Em 2017 a perspectiva é que fature 2,145.1 bilhões, e a expectativa para 2019 é chegar a 2,152.9 bilhões de dólares. Em porcentagem, o crescimento no setor foi de 13.3% em 2011; retração de -0.7% em 2014,  e voltará a crescer em  2017 com perspectivas positivas de aumento de 9.7% em relação ao ano anterior. A projeção de crescimento para 2019 é de 2.1%.

O gasto per capita da população brasileira no mercado de maquiagens e esmaltes foi de 13.454 dólares em 2014, passou para 9.4866 em 2016,  há uma perspectiva de crescimento para 10.328 em 2017, e  espera-se que alcance a marca de 10.756 em 2021.

O gasto do segmento em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro foi da ordem de 0.11110 em 2014, passou para 0.10888 em 2016, perspectiva para 2017 é que deve girar em torno de 0.10520, e em 2021 que seja de 0.10243.

O total de vendas do segmento de maquiagens e esmaltes no Brasil totalizou 6.6370 bilhões de reais em 2015, sendo dividido em um faturamento de 1.7496 bilhões em produtos para os lábios; 1.7030 bilhões em produtos para os olhos; 1.6116 bilhões em produtos para as unhas; e 1.5728 bilhões de reais em produtos para a face.  Em 2016 o total de vendas no segmento cresceu para 6.8230 bilhões de reais, sendo dividido em um faturamento de 1.8160 bilhões em produtos para os lábios; 1.7557 bilhões em produtos para os olhos; 1.6487 bilhões em produtos para as unhas, e 1.6026 bilhões de reais em produtos para a face.

Resumo: Taxa de Crescimento Anual

  • Nos últimos 5 anos a taxa média de crescimento anual no segmento de maquiagens e esmaltes no Brasil foi de 5.0%.
  • Nos próximos 5 anos a previsão é que o crescimento médio anual seja de 6.0%.

Participação das Companhias no setor de mercado de maquiagem e esmaltes no Brasil.

  • Avon Products Inc. – Em 2015 obteve 20.6% do mercado, em 2016 passou para 20.2%.
  • Botica Comercial Farmaceutica Ltda – Em 2015 obteve 13.3% do mercado, em 2016 passou para 12.7%.
  • Natura Cosméticos S.A. – Em 2015 obteve 11.4% do mercado, em 2016 passou para 11.2%.
  • Coty, Inc – Em 2015 obteve 9.3% do mercado, em 2016 passou para 9.2%.
  • The L’Oréal Group – Em 2015 obteve 9.8% do mercado, em 2016 passou para 9.2%.
  • Hinode S.A. – Em 2015 obteve 1.3% do mercado, em 2016 cresceu para 3.8%.
  • Vult Comercio de Cosmeticos Ltda – Em 2015 obteve 2.6% do mercado, em 2016 cresceu para 3.4%.
  • Grupo Silvio Santos (Jequiti) – Em 2015 obteve 2.7% do mercado, em 2016 cresceu para 2.8%.
  • Mundial S.A – Em 2015 obteve 2.6% do mercado, em 2016 passou para 2.5%.
  • The Esteé Lauder Companies Inc. – Em 2015 obteve 2.1% do mercado, em 2016 manteve em 2.1%.
  • Outros – Em 2015 obtiveram 24.3% do mercado, em 2016 passaram para 22.9%.

Maquiagens e Esmaltes. Dados de como foi realizada a pesquisa.

Definições de mercado/ Varejo: Esse mercado abrange maquiagens para os olhos, rosto, lábios e esmaltes para unhas femininas. Estão excluídos da pesquisa removedor de esmalte, produtos medicamentosos incluindo protetor labial e cosméticos postiços, tais como cílios e unhas. O valor de mercado é baseado em vendas nos canais de varejo, incluindo venda direta ao consumidor e outlets selecionados.

Definições de segmentos:

  • Olhos: Esse segmento inclui produtos para sobrancelhas, cílios postiços/máscaras, delineador/lápis e sombras.
  • Rosto: Esse segmento inclui blushes, pós-bronzeadores, corretivos, base, pó facial e primers.
  • Lábios: Esse segmento inclui batom/brilho e lápis de boca.
  • Unhas: Esse segmento inclui esmaltes e bases.

Excluídos da pesquisa: Removedor de esmalte, produtos medicamentosos incluindo protetores labiais e cosméticos postiços.

 

Matéria realizada em setembro de 2017. Fonte: Mintel
Pesquisas: “Beauty Habits” e “Colour Cosmetics – Latin America – Mintel Market Sizes”.

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

 

The post Tendências e números do mercado de maquiagens e esmaltes no Brasil first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/tendencias-e-numeros-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-brasil/feed/ 0 4846
Primavera/Verão 2018 – Uma Nova Gramática Cromática https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/primaveraverao-2018-uma-nova-gramatica-cromativa/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/primaveraverao-2018-uma-nova-gramatica-cromativa/#respond Mon, 21 Aug 2017 10:02:08 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=4715 A Primavera Verão de 2018 emerge com uma Nova Gramática, que desafia e repensa os padrões de classificação. Por que a mudança? Há um clima de descontentamento e agitação no ar. Estamos em um período de mudança de poderes. Mesmo que a globalização e a tecnologia nos aproximem, há uma nova contração do protecionismo, do […]

The post Primavera/Verão 2018 – Uma Nova Gramática Cromática first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

A Primavera Verão de 2018 emerge com uma Nova Gramática, que desafia e repensa os padrões de classificação.

Por que a mudança?

Há um clima de descontentamento e agitação no ar. Estamos em um período de mudança de poderes. Mesmo que a globalização e a tecnologia nos aproximem, há uma nova contração do protecionismo, do nacionalismo e do racismo. A vida moderna está girando a uma velocidade acelerada. Para alguns, isso gera medo e exclusão, enquanto outros abraçam conectividade ao mundo contemporâneo. Nós enfrentamos a temporada com uma nova perspectiva, pronta para aceitar e redefinir estilo de vida em uma nova gramática. A gramática é o bloco de construção básico para o idioma, um sistema de estruturação de comunicações.

Isso se reflete em uma paleta de cores audaciosa nesta temporada, adaptada a todos os modos e gostos, refletindo esses tempos de polarização. Do glamour fresco de uma paleta inspirada dos anos 80 de púrpuras escuras, magentas e vermelhos, para o calor edificante dos Laranjas Espirituais, das meninas Kawaii Cintilantes, dos tons naturais do Ar & Mar. Quanto aos neutros, eles são tudo, menos chatos. Pegando a atitude de neutralidade de gênero no ar, Urban Camo assume uma direção cáqui como marrom e cinzas apagados numa sobriedade atrevida. É uma temporada de declarações ousadas – um questionamento e remodelação dos fundamentos básicos para o novo mundo de hoje.

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

The post Primavera/Verão 2018 – Uma Nova Gramática Cromática first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/noticias-categoria-pt/primaveraverao-2018-uma-nova-gramatica-cromativa/feed/ 0 4715
Crescimento do mercado de maquiagens e esmaltes no Chile https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/crescimento-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-chile/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/crescimento-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-chile/#respond Fri, 11 Aug 2017 10:35:05 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=4681 Por Silvia Lourenço O setor de maquiagens e esmaltes no Chile vem experimentando um bom crescimento nos últimos anos. Segundo a pesquisa “Colour Cosmetics – Latin America – 2017” realizada pela Mintel, o país, que hoje possui uma população de pouco mais de 18 milhões de pessoas, experimentará nesse segmento uma curva de crescimento nos […]

The post Crescimento do mercado de maquiagens e esmaltes no Chile first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Por Silvia Lourenço

O setor de maquiagens e esmaltes no Chile vem experimentando um bom crescimento nos últimos anos. Segundo a pesquisa “Colour Cosmetics – Latin America – 2017” realizada pela Mintel, o país, que hoje possui uma população de pouco mais de 18 milhões de pessoas, experimentará nesse segmento uma curva de crescimento nos próximos anos.

Em 2011, o valor de faturamento no mercado de varejo desse setor no país foi de 105.4614 bilhões de pesos chilenos. Em 2015 o faturamento chegou a 158.1771 bilhões, e a perspectiva para 2020 é que o segmento atinja o valor de 234.9981 bilhões de pesos chilenos em vendas. O crescimento do valor de mercado de varejo, em moeda local,  foi de 8.1% em 2011, em 2015 o crescimento foi de 5.7%,  e a projeção para o ano de 2020 é que cresça 9.4%.

Em dólares o faturamento do mercado de varejo em maquiagens e esmaltes no Chile foi de 218.0441 milhões em 2011. Em 2015 houve uma queda em relação ao ano anterior, e as vendas geraram 241.8351 milhões de dólares. Desde 2016 o mercado em dólar voltou a crescer, em 2017 a perspectiva é que fature 271.3023 milhões, e a expectativa para 2019 é alcançar a marca de 308.830 milhões de dólares. Em porcentagem, o crescimento no setor foi de 22.9% em 2011, retração de -6.0% em 2015,  crescimento de 9.0% em 2017,  e perspectiva de crescimento de 7.6% em 2019.

O gasto per capita da população chilena no mercado de maquiagens e esmaltes foi de 12.68 dólares em 2011, passou para 13.47 em 2015,  há uma perspectiva de crescimento para 14.82 em 2017, e  espera-se que alcance a marca de 16.51 em 2019.

O gasto do segmento em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) chileno foi da ordem de 0.086501 em 2011, passou para 0.099709 em 2015 e a perspectiva para 2019 é que deve girar em torno de 0.10886.

O total de vendas do segmento de maquiagens e esmaltes no Chile totalizou 146.8026 bilhões de pesos chilenos em 2014, sendo dividido em um faturamento de 49.8080 bilhões em produtos para olhos, 46.1895 bilhões em produtos para lábios, 38.5153 bilhões em produtos para o rosto, e 12.2898 bilhões de pesos chilenos em produtos para as unhas.  Em 2015 o total de vendas no segmento cresceu para 158.1771 bilhões de pesos chilenos sendo dividido em um faturamento de 52.9893 bilhões em produtos para olhos, 50.3003 bilhões em produtos para lábios, 41.4424 bilhões em produtos para o rosto e 13.4451 bilhões de pesos chilenos em produtos para as unhas.

Resumo: Taxa de Crescimento Anual

  • Nos últimos 5 anos a taxa média de crescimento anual no segmento de maquiagens e esmaltes no Chile foi de 10.7%
  • Nos próximos 5 anos a previsão é que o crescimento médio anual seja de 8.7%

Participação das Companhias no setor de mercado de maquiagem e esmaltes no Chile

  • The L’Oréal Group – Em 2014 obteve 25.8% do mercado, em 2015 cresceu para 26.3%
  • Belcorp Corporation – Em 2014 obteve 13.9% do mercado, em 2015 cresceu para 14.2%
  • Esteé Lauder Companies Inc. – Em 2014 obteve 9.8% do mercado, em 2015 cresceu para 10.1%
  • Natura Cosméticos S.A. – Em 2015 obteve 7.7% do mercado, em 2015 cresceu para 7.9%
  • Avon Products Inc. – Em 2015 obteve 7.4% do mercado, em 2015 passou para 6.2%
  • Cosmética Nacional S.A – Em 2014 obteve 4.6% do mercado, em 2015 cresceu para 4.7%
  • Laboratorio Petrizzio S.A. – Em 2014 a empresa obteve 4.5% do mercado, em 2015 cresceu 4.6%
  • Inversiones Cosméticas Ltda. – Em 2014 obteve 1.3% do mercado, em 2015 manteve 1.3%
  • Cosnova Gmbh. – Em 2014 obteve 1.2% do mercado, em 2015 manteve 1.2%
  • Oriflame Cosmetics S.A. – Em 2014 obteve 1.1% do mercado, em 2015 manteve 1.1%
  • Outros – Em 2014 obtiveram 22.7% do mercado, em 2015 passaram para 22.4%

Maquiagens e Esmaltes. Dados de como foi realizada a pesquisa

Definições de mercado/ Varejo: Esse mercado abrange maquiagens para os olhos, rosto, lábios e esmaltes para unhas femininas. Estão excluídos da pesquisa removedor de esmalte, produtos medicamentosos incluindo protetor labial e cosméticos postiços, tais como cílios e unhas. O valor de mercado é baseado em vendas nos canais de varejo, incluindo venda direta ao consumidor e outlets selecionados.

Definições de segmentos:

Olhos: Esse segmento inclui produtos para sobrancelhas, cílios postiços/máscaras, delineador/lápis e sombras
Rosto: Esse segmento inclui blushes, pós-bronzeadores, corretivos, base, pó facial e primers
Lábios: Esse segmento inclui batom/brilho e lápis de boca
Unhas: Esse segmento inclui esmaltes e bases
Excluídos da pesquisa: Removedor de esmalte, produtos medicamentosos incluindo protetores labiais e cosméticos postiços

 

Matéria realizada em agosto de 2017
Fonte: Mintel, Pesquisa “Colour Cosmetics – Latin America – Mintel Market Sizes”

 

Interessados em saber mais sobre inovações em matéria-prima para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais? Participe da in-cosmetics Latin America, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023 em São Paulo. Credencie-se gratuitamente aqui.

 

Nos siga nas nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

LinkedIn

Gostou deste artigo? Saiba mais ao se inscrever na nossa newsletter!

Sentindo-se inspirado para ver ingredientes e tendências em ação?

Então porque não visitar um dos eventos da in-cosmetics em todo o mundo?

PESQUISE SHOWS

 

The post Crescimento do mercado de maquiagens e esmaltes no Chile first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/foco-de-mercado-turquia-oriente-medio/crescimento-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-chile/feed/ 0 4681
Programação da in-cosmetics Latin America tem workshop com especialistas sobre regulação e estudos clínicos do setor Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/programacao-da-in-cosmetics-latin-america-tem-workshop-com-especialistas-sobre-regulacao-e-estudos-clinicos-do-setor-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/programacao-da-in-cosmetics-latin-america-tem-workshop-com-especialistas-sobre-regulacao-e-estudos-clinicos-do-setor-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos/#respond Mon, 26 Sep 2016 12:14:41 +0000 http://new-incos-news.bitnamiapp.com/?p=2411 Encontro organizado pelo ITEHPEC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, acontece paralelo aos dois dias da Feira, reunindo pesquisadores e autoridades da indústria de HPPC  São Paulo, setembro de 2016 – Durante os dois dias de in-cosmetics Latin America – 5 e 6 de outubro – a organização oferece […]

The post Programação da in-cosmetics Latin America tem workshop com especialistas sobre regulação e estudos clínicos do setor Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Encontro organizado pelo ITEHPEC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, acontece paralelo aos dois dias da Feira, reunindo pesquisadores e autoridades da indústria de HPPC

 São Paulo, setembro de 2016 – Durante os dois dias de in-cosmetics Latin America – 5 e 6 de outubro – a organização oferece uma ampla grade de programação paralela de conteúdo, em sintonia com a abrangência da feira, que reúne fabricantes e distribuidores de matérias-primas e ingredientes; fornecedores de sistemas e softwares, além de pesquisadores e elaboradores de testes para o setor higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Organizada pela Reed Exhibitions, o evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para a programação completa acesse https://goo.gl/XW6K8Y

A entidade de inovação mais relevante dessa indústria, o ITEHPEC – Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos conduz o workshop “Cosmética 4.0 – o Futuro da Beleza” durante o evento, abordando temas científicos e de regulamentação na área de HPPC.

No primeiro dia, os debates se iniciam com Estado da Arte da Cosmética Mundial, a partir das 9h, explorando posteriormente temas como biodiversidade e a eficácia de ativos naturais; avaliação de segurança para uso de ingredientes naturais; novidades e regulamentação para proteção solar; tecnologias para coloração e alisamento e antiaging. Os palestrantes convidados são Sérgio Gonçalves, diretor de Marketing e Negócios Internacionais da Chemyunion e Conselheiro do ITEHPEC; Paulo Benevides, coordenador Técnico e Científico do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Vanessa de Moura Sá Rocha, gerente Científico Sênior da Natura; Tania Cristina de Sá Dias, consultora em Personal Care; Rosemeire Franco, gerente de P&D da Johnson & Johnson; e Emiro Khury, sócio-diretor da EK Consulting.

No segundo dia de evento, no mesmo horário, o workshop apresenta como tema geral Novas Fronteiras da Ciência Cosmética, com moderação da Profa. Dra. Silvia Stanisçuaski Guterres, pesquisadora da UFRS e Conselheira do ITEHPEC. O encontro também apresenta tendências para estudos clínicos, como modelagem computacional e tecnologias in silico e organs on chips para avaliação de cosméticos, e a possibilidade de inovação aberta para acelerar lançamentos.

Participam o Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, pesquisador da UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba; Wagner Vidal Magalhães, gerente de Inovação da Chemyunion; Marcio Lorencini, gerente de Avaliação de Produtos e Assuntos Regulatórios do Grupo Boticário; Elaine Guerra, diretora da ELANGE Desenvolvimento, Pesquisa e Informações e Marcelo Prim; gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAl.

*Associados do ITEHPEC e da ABIHPEC/SIPATESP têm descontos para inscrição no workshop. A entrada para a in-cosmetics Latin America é gratuita para profissionais do setor.

 Mais informações sobre o Workshop ITEHPEC:

http://www.portalinovacaohppc.com/Web/Institucional/EventoDetalhes?id=49

 Outras atrações de conteúdo

Pela primeira vez a in-cosmetics Latin America traz o Formulation Lab, laboratório 100% funcional montado com equipamentos que permitirão aos especialistas dar “vida” aos ingredientes, formulando e testando produtos dentro do pavilhão. A iniciativa, exclusiva e inédita, é voltada para profissionais técnicos de Pesquisa e Desenvolvimento da indústria cosmética.

Aberta a todos os visitantes, as palestras Marketing Trends apresentarão estudos de mercado, e as novas tendências para produtos cosméticos no Brasil e exterior, através de apresentações de companhias como a Factor-Kline, Euromonitor International, Mintel, IPCS – Institute of Personal Care Science, entre outros. O Innovation Seminars levará ao pavilhão apresentações sobre os mais recentes produtos, ingredientes e tecnologias para a indústria de beleza e cuidados pessoais. Ao todo, 31 palestras deverão ocorrer. E, no Sensorial Workshop, os visitantes terão ainda mais interação com as marcas participantes Dow & Dow Corning, Brasquim e Croda: formuladores poderão sentir, cheirar e observar as diferenças entre ingredientes funcionais, que serão apresentadas em sessões de 45 minutos.

 A Reed Exhibitions, promotora do evento, projeta para a edição desse ano a presença de 3.500 profissionais que conhecerão mais de mil produtos de 200 marcas expositoras, que representam mais de 20 países.

CREDENCIE-SE AQUI VISITAR A IN-COSMETICS LATIN AMERICA 2016

———————————————-

Serviço:

in-cosmetics Latin America 2016

Data: 5  e 6 de outubro

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

horário: 10h às 19h

http://www.in-cosmeticslatinamerica.com/

Sobre a Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions é a maior organizadora de eventos do mundo, com uma rede única de escritórios e promotores internacionais de vendas. Até 2015, mais de 7 milhões de participantes visitaram produtos de seu portfólio em constante crescimento. São 500 eventos em 30 países, incluindo exposições comerciais e para o consumidor, conferências e reuniões servindo 43 diferentes setores da indústria, do mercado aeroespacial e de aviação até a indústria da beleza, cosméticos, esportes e lazer.

Sobre o ITEHPEC

A missão do ITEHPEC é promover e incentivar a inovação na Indústria de HPPC, dentro de padrões de excelência, visando o aumento da competitividade e o crescimento sustentável das empresas. O Instituto tem atuado na prospecção de oportunidades de negócios em inovações para o segmento, na antecipação de tendências, na geração de conhecimento e integração de recursos disponíveis às necessidades das empresas; criando oportunidades de agregação de valor aos produtos do setor.

Mais informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação

Teresa Silva – (11) 3030-9463

Carolina Mendes (11) 3030-9436

Myrian Vallone – (11) 3030-9404

e-mail: reed@2pro.com.br

www.2pro.com.br

The post Programação da in-cosmetics Latin America tem workshop com especialistas sobre regulação e estudos clínicos do setor Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/atracoes/programacao-da-in-cosmetics-latin-america-tem-workshop-com-especialistas-sobre-regulacao-e-estudos-clinicos-do-setor-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos/feed/ 0 2411
Perspectivas do mercado de maquiagens e esmaltes no Chile https://connect.in-cosmetics.com/pt/relatorios-da-industria-pais/perspectivas-mercado-maquiagens-e-esmaltes-chile/ https://connect.in-cosmetics.com/pt/relatorios-da-industria-pais/perspectivas-mercado-maquiagens-e-esmaltes-chile/#respond Tue, 07 Apr 2015 07:00:34 +0000 http://in-cos.bitnamiapp.com/wordpress/?p=1322 Nos últimos anos a economia chilena vem obtendo uma performance bastante positiva, o que tem incentivado as empresas a investirem em inovação, promovendo um mercado mais competitivo e que cresce a cada dia. Entre outros destaques uma das tendências e oportunidades de investimento no Chile é no mercado de maquiagens, um setor que tende a […]

The post Perspectivas do mercado de maquiagens e esmaltes no Chile first appeared on in-cosmetics Connect.]]>

Nos últimos anos a economia chilena vem obtendo uma performance bastante positiva, o que tem incentivado as empresas a investirem em inovação, promovendo um mercado mais competitivo e que cresce a cada dia. Entre outros destaques uma das tendências e oportunidades de investimento no Chile é no mercado de maquiagens, um setor que tende a crescer nos próximos anos no país. 

O segmento de esmaltes e maquiagens no Chile faturou em 2007 aproximadamente 63 bilhões de pesos chilenos, em 2012 o faturamento chegou a 78 bilhões e a expectativa para 2017 é aumentar para 97 bilhões de pesos chilenos em vendas. O crescimento do valor de mercado de varejo em moeda local foi de 4.2% em 2007, 4.3% em 2012 e a projeção para 2017 é crescer 4.0%.

Em dólares o faturamento do mercado de varejo no Chile foi de 120 milhões em 2007, cresceu para 161 milhões de dólares em 2012 e a perspectiva para 2017 é faturar também 161 milhões. O mercado de maquiagens e esmaltes teve uma queda em 2014 no Chile, mas a previsão é que volte a crescer a partir de 2015. Em porcentagem o  crescimento foi de 5.8% em 2007, 14.2% em 2010 (maior crescimento dos últimos anos) e a previsão é que em 2017 cresça 2.8%.

O gasto per capita da população chilena no mercado de maquiagens e esmaltes foi de 7.23 dólares em 2007, passou para 9.28 em 2012, e a previsão para 2017 é que seja de 8.88. O segmento em proporção ao PIB (Produto Interno Bruto) chileno foi da ordem de 0.069362 em 2007, passou para 0.060648 em 2012 e a previsão é que deve girar em torno de 0.052907 em 2017.

No geral o mercado de maquiagens e esmaltes do país faturou 75.36 bilhões de pesos chilenos em 2011 sendo dividido em um faturamento de 27.88 bilhões em produtos para os olhos, 16.58 bilhões em produtos para unhas, 16.58 bilhões em produtos para a face e 14.32 bilhões de pesos chilenos em produtos para os lábios.

Em 2012 o mercado faturou 78.60 bilhões de pesos chilenos sendo dividido em um faturamento de 28.29 bilhões em produtos para os olhos, 18.61 bilhões em produtos para unhas, 17.29 bilhões em produtos para a face e 14.40 bilhões de pesos chilenos em produtos para os lábios.

Resumo: Taxa de Crescimento Anual

Nos últimos 5 anos a taxa média de crescimento anual do Chile no segmento de maquiagens e esmaltes foi de 4.6%.

Nos próximos 5 anos a previsão é que o crescimento médio anual seja de 4.2%.

Participação de mercado das Companhias no setor de maquiagem e esmaltes no Chile:

The L’Oréal Group

Em 2010 a empresa obteve 50.0% do mercado, em 2011 passou para 47.8% e em 2012  obteve 45.4% do mercado.

Cosmética Nacional S.A

Em 2010 a empresa obteve 13.0% do mercado, em 2011 cresceu para 14.0% e em 2012  obteve 12.2% do mercado.

Laboratorio Petrizzio S.A.

Em 2010 a empresa obteve 11.5% do mercado, em 2011 cresceu para 12.0% e em 2012  passou para 10.4% do mercado.

Laboratorio Prater S.A .

Em 2010 a empresa obteve 10.0% do mercado, em 2011 cresceu para 10.3% e em 2012  passou para 8.3% do mercado.

Laboratorio Arensburq SAIC

Em 2010 a empresa obteve 5.0% do mercado, em 2011 cresceu para 5.3% e em 2012 cresceu para 7.5% do mercado.

Outros

Em 2010 as empresas obtiveram 10.5% do mercado, em 2011 cresceram para 10.6%, e em 2012 cresceram para 16.2% do mercado.

Maquiagens e Esmaltes. Dados de como foi realizada a pesquisa. 

Definições de mercado de varejo: A pesquisa foi realizada dentro do mercado que abrange maquiagens para os olhos, rosto, lábios e esmaltes para unhas femininas. Estão excluídos da pesquisa removedor de esmalte, produtos medicamentosos incluindo protetor labial e cosméticos postiços tais como cílios e unhas. O valor de mercado é baseado em vendas nos canais de varejo, incluindo venda direta ao consumidor e outlets selecionados.

Definições de segmentos:

Olhos: Esse segmento inclui produtos para sobrancelhas, cílios postiços/máscaras, delineador/lápis e sombras.

Rosto: Esse segmento inclui blushes, pós bronzeadores, corretivos, base, pó facial e primers.

Lábios: Esse segmento inclui batom/brilho e lápis de boca.

Unhas: Esse segmento inclui esmaltes e bases.

Excluídos da pesquisa: Removedor de esmalte, produtos medicamentosos incluindo protetor labial e cosméticos postiços.

Fonte: Pesquisa Mintel

Avise-me quando o registro do visitante para in-cosmetics Brasil fica ativo.

The post Perspectivas do mercado de maquiagens e esmaltes no Chile first appeared on in-cosmetics Connect.]]>
https://connect.in-cosmetics.com/pt/relatorios-da-industria-pais/perspectivas-mercado-maquiagens-e-esmaltes-chile/feed/ 0 1322